Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica em gestão vence 'eleições' na Luz. Schmidt teve 'voto' de saída

Encarnados voltaram às vitórias três jogos depois e seguem para Glasgow com um balão de oxigénio. Roger Schmidt foi muito contestado por parte de alguns adeptos. Sporting continua a um ponto do clube da Luz.

Benfica em gestão vence 'eleições' na Luz. Schmidt teve 'voto' de saída
Notícias ao Minuto

22:26 - 10/03/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Em dia de eleições legislativas em Portugal, o Benfica saiu vencedor do ato eleitoral que teve lugar no Estádio da Luz. Depois de três jogos sem vencer, e com derrotas frente a Sporting e FC Porto pelo meio, os campeões nacionais receberam e venceram, este domingo, o Estoril, por 3-1, em jogo da 25.ª jornada da I Liga.

Orkun Kokçu, Marcos Leonardo e Tiago Gouveia 'depositaram' os golos dos Benfica na 'urna' de Dani Figueira, ao passo que Rodrigo Gomes foi o autor do golo que desfeiteou Trubin. Numas 'eleições' que contaram com momentos de grande tensão na primeira parte, Roger Schmidt recebeu 'voto' negativo de uma parte da franja dos adeptos.

Filme do jogo:

Roger Schmidt decidiu surpreender tudo e todos para esta segunda partida da semana no Estádio da Luz e o onze do Benfica foi recheado de surpresas, a começar, desde logo, pelas ausências dos habituais titulares João Neves, Rafa Silva e Di María. Tomás Araújo rendeu o castigado Otamendi no eixo da defesa, ao passo que Tiago Gouveia, Marcos Leonardo e João Mário saltaram para a equipa inicial.

A partida começou com um Benfica pressionante, ao contrário do que tinha acontecido em partidas anteriores, e prova disso foi que o primeiro sinal de perigo surgiu logo aos cinco minutos. Na marcação do livre, Kokçu atirou a rasar a barra. A bola ainda tocou nas malhas superiores da baliza de Dani Figueira.

O ritmo estava baixo nos primeiros minutos. O Benfica tinha maior percentagem de posse de bola, mas estava longe da baliza adversária. Ainda assim, e apesar das evidentes dificuldades ofensivas, os campeões nacionais abriram o marcador aos 15 minutos. Numa jogada de insistência sobre a direita, David Neres apareceu a cruzar para a entrada da área onde surgiu Kokçu que, com um remate soberbo, marcou o primeiro da noite na Luz.

Pouco tempo depois, Dani Figueira evitou com categoria o segundo golo dos encarnados. Aursnes apareceu na esquerda e cruzou para o coração da área, onde João Mário atirou para enorme defesa do guardião dos canarinhos. Na recarga, Kokçu acerta na muralha defensiva do Estoril.

Se se esperava que o conjunto de Vasco Seabra recuasse com o golo do Benfica, a verdade é que o clube da Linha não sentiu a pressão e chegou mesmo ao empate aos 22 minutos. Heriberto Tavares furou pela direita e rematou forte para a zona do primeiro poste. Trubin defendeu a bola para a frente e Rodrigo Gomes apareceu a fuzilar as redes encarnadas.

O Benfica demorou a reagir ao golo do empate dos visitantes e isso criou um grande clima de tensão junto dos adeptos da equipa da casa, ao ponto da partida ter sido interrompida aos 38 minutos. A claque do Benfica No Name Boys atirou tochas para o relvado e o juiz Manuel Oliveira interrompeu o encontro. Durante esta pausa, foi avistada uma tarja com críticas a Roger Schmidt, onde os adeptos pediam a saída do treinador alemão.

Retomada a partida, continuaram a ouvir-se assobios no Estádio da Luz. Ainda assim, em campo os jogadores do Benfica responderam com um golo. David Neres cruzou largo da direita, Tiago Gouveia ganhou de cabeça ao segundo poste e Marcos Leonardo cabeceou para o seu quinto golo de águia ao peito em cima do tempo de intervalo (45+2').

A etapa complementar começou como tinha terminado a primeira parte e com um golo do Benfica. Numa grande iniciativa individual, Tiago Gouveia assinou o 3-1 para a formação da casa aos 49 minutos. O extremo pediu desculpa e não festejou contra a antiga equipa onde tinha brilhado na época passada, na altura por empréstimo do clube da Luz.

Mais tranquilo do que na primeira parte, o Benfica foi mantendo níveis elevados de posse de bola e procurando novo golo. E este até podia ter surgido perto dos 70 minutos. O árbitro Manuel Oliveira foi ao VAR analisar um lance em que Mangala poderia ter feito falta sobre Marcos Leonardo dentro da grande área. No entanto, o juiz foi ao microfone explicar que o ex-FC Porto "não cometeu infração" sobre o brasileiro e mandou seguir.

Apesar dos dois golos de desvantagem, o Estoril procurou incomodar o adversário e tentou marcar um golo que relançasse o encontro para os minutos finais. Aos 70', e após uma transição rápida, Alejandro Marqués apareceu a rematar para defesa apertada de Trubin para canto. Pouco depois, Aursnes cortou o que era um tiro perigoso de Wagner Pina.

Já perto dos 90 minutos, o guardião ucraniano do Benfica foi chamado a intervir. Guitane, que tinha marcado aos encarnados nas meias-finais da Taça da Liga em Leiria, encheu-se de fé e desferiu um remate fantástico. Trubin não se deixou ficar e disse presente com uma enorme defesa. João Neves respondeu em cima do minuto 90 com um tiro que deixou a abanar a baliza de Dani Figueira.

O ritmo de jogo foi baixando na reta final e o Benfica conseguiu mesmo afastar a crise de resultados. Em modo poupança, Roger Schmidt conseguiu recolocar a sua equipa no trilho das vitórias e ganhar um balão de oxigénio para o jogo de quinta-feira em Glasgow.

Feitas as contas, o Benfica mantém o segundo lugar na I Liga com 61 pontos, a um do líder Sporting que tem um jogo a menos. O Estoril ocupa o 16.º posto, que dá acesso ao playoff de despromoção à II Liga, com 22 pontos.

Momento do jogo: O golo de Tiago Gouveia no arranque da segunda parte deitou por terra aqueles que poderiam ser os planos do Estoril para tentar o golo do empate na Luz.

Equipas iniciais 

Onze do Benfica: Trubin, Bah, Tomás Araújo, António Silva, Aursnes, Florentino, João Mário, Neres, Kokçu, Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.

Suplentes: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Arthur Cabral, Di María, Tengstedt, Rafa Silva, Rolheiser e João Neves.

Onze do Estoril: Dani Figueira, Rodrigo Gomes, Mangala, Vital, Basso, Wagner Pina, Mateus Fernandes, Zanocelo, Guitane, Heri e Cassiano. 

Suplentes: Marcelo Carné, Raúl Parra, Alejandro Marqués, João Carlos, Pedro Álvaro, João Marques, Michel, Tiago Araújo e Fabrício.

Antevisão

Eleições legislativas e futebol no mesmo dia? O Estádio da Luz vai confirmar essa tendência na noite de domingo. O Benfica, com o capitão Nico Otamendi castigado, recebe o aflito Estoril Praia, em momento crítico para a equipa orientada por Roger Schmidt.

As águias seguem numa série negativa com três jogos seguidos sem conhecer o sabor da vitória. Depois das derrotas com Sporting (1-2) e FC Porto (0-5), o conjunto da Luz teve de sofrer para empatar na receção ao Rangers (2-2). E é a meio da eliminatória europeia que os encarnados vão estar sob escrutínio.

Diante dos seus adeptos, a equipa encarnada vai tentar colocar um ponto final na série negativa, antes da viagem até Glasgow para tentar selar a passagem aos quartos de final da Liga Europa.

Este será o terceiro encontro entre as duas formações esta temporada. Na Amoreira, o Benfica teve de suar para vencer a equipa orientada por Vasco Seabra. Em janeiro, o clube da Linha surpreendeu e afastou o conjunto da Luz na meia-final da Taça da Liga.

O jogo entre Benfica e Estoril, relativo à 25.ª jornada da I Liga, tem apito inicial aprazado para as 20h30 deste domingo, será ajuizado por Manuel Oliveira e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Di María dá nova 'nega' à Argentina: "Prefere dar o lugar a outros"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório