Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica apanha 'febre amarela' e Estoril está na final da Taça da Liga

Canarinhos estão na final da competição pela primeira vez e vão medir forças com o Sporting de Braga no próximo sábado.

Benfica apanha 'febre amarela' e Estoril está na final da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

21:56 - 24/01/24 por Rodrigo Querido

Desporto Taça da Liga

Surpresa total em Leiria. O Estoril garantiu, na noite desta quarta-feira, a primeira presença numa final da Taça da Liga. Os canarinhos precisaram de ir às grandes penalidades para derrotar o Benfica e chegar ao duelo contra o Sporting de Braga.

Depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar, foi preciso recorrer-se à 'morte súbita' para que se pudesse encontrar o outro finalista. Na marca dos 11 metros, Marcos Leonardo e Tomás Araújo falharam para o clube da Luz, ao passo que João Marques não teve pontaria do lado dos estorilistas. Bernardo Vital marcou castigo máximo que colocou o Estoril de forma inédita na final da competição.

Filme do jogo:

Para este que era o segundo jogo entre as duas equipas esta temporada, Roger Schmidt decidiu surpreender no onze inicial e colocou o croata Petar Musa no onze, ele que tem sido apontado a uma saída dos encarnados já neste mercado de transferências de inverno.

Mas esta alteração promovida pelo treinador alemão não surtiu, certamente, o efeito desejado. Nesta que foi a segunda mão da meia-final da Taça da Liga, as águias apresentaram uma exibição muito desinspirada no primeiro tempo, contrariando o que vinha a ser um crescendo em termos exibicionais nas ´partidas anteriores.

O Estoril, por seu turno, não acusou a pressão de estar pela primeira vez nestas lides mais decisivas. À semelhança de outras exibições contra os três grandes já esta época, e que redundaram em duas vitórias contra o FC Porto, o conjunto orientado por Vasco Seabra foi mais inteligente do que o seu adversário.

A equipa do concelho de Cascais entrou muito melhor que o Benfica no encontro e foi sem surpresas que o Estoril abriu o marcador em Leiria ao minuto 16, com um remate certeiro de Rafik Guitane. Depois de um cruzamento de Rodrigo Gomes, que tinha sido desviado por Otamendi, o extremo franco-argelino aproveitou uma bola que lhe chegou ao segundo poste e atirou para o fundo das redes de Trubin.

Depois disso, assistiu-se a uma reação do Benfica... pintada de vários desperdícios. Aos 20 minutos, Dani Figueira brilhou com uma enorme defesa a remate de Rafa Silva, quando o português estava na cara do guardião. Pouco tempo depois, aos 24', António Silva cabeceou a rasar o poste da baliza dos canarinhos.

Os encarnados pressionavam à procura do empate, mas, do outro lado, o Estoril defendia bem e impedia que os comandados de Roger Schmidt conseguissem visar as suas redes. Em cima da meia hora, Musa surgiu à boca da baliza e viu o ex-FC Porto Mangala fazer um corte milagroso. Logo de seguida, aos 36 minutos, Ángel di María rematou para mais uma excelente intervenção de Dani Figueira.

A segunda parte começou sem alterações para nenhuma das equipas e trouxe consigo um grande equilíbrio. O Benfica voltou a ter mais bola do que o rival canarinho, mas o Estoril conseguiu manter-se muito organizado defensivamente. Os lisboetas entraram com toda a força na etapa complementar à procura do empate, porém, e à semelhança do que tinha acontecido na primeira parte, os estorilistas estiveram atentos na hora de anular o perigo junto da sua baliza.

No entanto, tal não aconteceu aos 58 minutos, quando o Benfica acabou por chegar ao golo do empate. João Mário tentou servir Musa, o croata fez uma simulação, não tocou na bola e decidiu abrir as pernas para que a bola seguisse na direção de Otamendi. Já dentro da área adversária, o capitão dos encarnados rematou de primeira para o fundo das redes da baliza à guarda de Dani Figueira.

Ainda que tenha sofrido o golo praticamente no arranque da segunda parte, o Estoril não baixou os braços e continuou a perseguir o sonho de chegar à final pela primeira vez. Aos 68 minutos, Aursnes teve um corte fulcral que evitou aquilo que seria uma jogada perigosa para a baliza de Trubin. O Estoril saiu em transição rápida, com Rafik Guitane  a conduzir e, depois, a tentar assistir Rodrigo Gomes. O jovem tentou fugir em velocidade pelo centro do terreno de jogo, mas o norueguês, último elemento da linha defensiva, impediu essa ideia.

Do outro lado, o Benfica foi carregando à procura da remontada. Já nos dez minutos finais, o brasileiro Marcos Leonardo esteve a um passo de marcar o seu terceiro jogo pelo clube da Luz em outros tantos jogos. Rafa Silva assistiu na perfeição o ponta de lança brasileiro, mas o remate do ex-Santos passou a rasar o poste.

Já com o estreante Carreras em campo, Di María esteve à beira de resolver a partida no tempo de descontos com um golaço que faria 'estoirar' o quadro elétrico no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Na ressaca de um canto, o argentino rematou de primeira de muito longe e Dani Figueira defendeu para o ferro.

Depois do empate no tempo regulamentar, foi preciso recorrer-se às grandes penalidades para se descobrir adversário do Sporting de Braga na final da prova. Na marca dos 11 metros, Marcos Leonardo e Tomás Araújo falharam para o clube da Luz, ao passo que João Marques não teve pontaria do lado dos estorilistas. Já em tempo de 'morte súbita', Vital marcou castigo máximo que qualificou o Estoril pela primeira vez para a final da prova.

Sporting de Braga e Estoril vão agora medir forças pelo título de campeão de Inverno, num jogo que está agendado para o próximo sábado em Leiria (19h45).

Momento do jogo: O grande remate de Di María em cima do soar do gongo podia ter sido a situação que mudaria todo o jogo. No entanto, o poste e Dani Figueira estavam lá para negar o que seria um golo olímpico do argentino.

Equipas iniciais:

Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, João Neves, Orkun Kokçu, Di María, João Mário, Rafa Silva e Petar Musa.

Suplentes: Samuel Soares, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Florentino Luís, David Neres, Tiago Gouveia, Rollheiser, Arthur Cabral e Marcos Leonardo.

Estoril: Dani Figueira, Volnei Feltes, Bernardo Vital, Mangala, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Koba Koindredi, Wagner Pina, Rafik Guitane, Heriberto Tavares e Cassiano.

Suplentes: Marcelo Carné, Raúl Parra, Marqués, João Carlos, Pedro Álvaro, João Marques, Michel, Mor Ndiaye e Tiago Araújo.

Pré-jogo

18h33: Encarnados já chegaram ao estádio.

18h15: Benfica a caminho do palco do encontro.

18h10: Estoril já está no Estádio Dr. Magalhães Pessoa

17h47: Roger Schmidt e Vasco Seabra deram o mote para esta noite. 

17h40: A equipa do Estoril já está a caminho do Estádio Magalhães Pessoa.

Antevisão

Benfica e Estoril definem, na noite desta quarta-feira, quem será o adversário de Sporting de Braga na final da Taça da Liga. Os minhotos chegaram à última barreira antes do título de campeão de inverno depois de vencerem os leões por 1-0.

Os canarinhos, que estão pela primeira vez nesta fase da competição, procuram ultrapassar um rival que foi 'carrasco' da única final do clube de Cascais e de duas meias-finais já disputadas pelos estorilistas.

A equipa de Vasco Seabra procura chegar à segunda final da sua história, depois de ter perdido a primeira face ao Benfica na longínqua edição 1943/44 da Taça de Portugal. Depois dessa presença inédita numa final, seguiram-se duas derrotas contra as águias, em 2016/17 e 2020/21, nas 'meias' da Taça de Portugal.

Por seu turno, a equipa comandada por Roger Schmidt está de olho em chegar à conquista do seu oitavo troféu da Taça da Liga, que não é levantado desde a época 2015/16. A última final em que as águias estiveram foi em 2021/22, altura em que perderam com o Sporting.

O encontro entre Benfica e Estoril, que decorrerá no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, tem apito inicial agendado para as 19h45 desta quarta-feira, contará com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: J. Marques admite recurso para tribunal europeu no caso dos emails

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório