Juventus e Sporting defrontam-se, esta quinta-feira, a partir das 20 horas, em Turim, num duelo relativo à primeira mão dos 'quartos' da Liga Europa.
Se os leões estão longe de estar a protagonizar uma época, a nível doméstico, de acordo com os seus pergaminhos, a verdade é que na Europa os pupilos de Rúben Amorim desfilam alegria e a eliminatória frente ao Arsenal despertou na massa adepta verde e branca o sonho de chegar a uma nova final europeia.
Uma forma de transformar uma época cinzenta numa das melhores da história do Sporting, já que, e importa recordar, o único título europeu dos leões já remonta à longínqua época de 1963/64 (Taça das Taças).
Relembrar que, na fase de grupos da época 2017/18, para a Liga dos Campeões, o Sporting empatou em Alvalade (1-1) e perdeu diante da Juve, em Turim, por 1-2.
Treinadores em discurso direto
Massimiliano Allegri
Antevisão ao encontro: "O Sporting é uma equipa que soma sete vitórias e quatro empates nos últimos onze jogos. São jovens e bem organizados. O seu treinador recuperou para o clube o título nacional dezanove anos depois. Temos de ter cuidado e criar condições para conseguirmos o apuramento em Lisboa. É uma equipa boa do ponto de vista técnico e bem organizada. Eles eliminaram o Arsenal, que está no topo da Premier League. É um Sporting completamente diferente da última vez que jogámos e com mais capacidade física."
Contra o Sporting vai jogar em 3-4-3? "Vamos ver esta quinta, eu decido a formação. O sistema não é o mais importante, temos de ser compactos, balanceados, isso nunca se pode perder. A eliminatória dura 180 minutos, temos que tentar vencer, como venho dizendo desde que o golo fora foi tirado. É preciso vencer."
Nervosismo e o final polémico contra o Inter: "A equipa não está nervosa, estamos muito serenos. Mas nós também temos sangue nas veias, não água. Pode haver reações, mas não justifica o que aconteceu com o Inter. Em Itália há tantas coisas para rever, coisas erradas, palavras erradas, às vezes os comportamentos errados são exaltados. Todos lamentamos, o primeiro a lamentar é o Cuadrado . Não são coisas bonitas de se ver."
Rúben Amorim
Varandas disse que tudo era possível na liga Europa. "Se ele disse temos de confirmar. Acreditamos. Quando acaba uma eliminatória com o Arsenal e pela maneira que jogámos, temos de acreditar mais. Este jogo vai ser diferente, mas vamos passo a passo. A responsabilidade maior é da Juventus. Isso é para nos dar conforto."
Elogios: "Aprendo muito comigo e com os outros. Ontem houve um treinador que está a liderar o campeonato e era considerado como o novo Eriksson [Schmidt no Benfica] e agora já era bastante mau e foi criticado. As coisas mudam muito rápido. Já perdi, já desci, já subi. Não fico entusiasmado com essas coisas, não tenho objetivos nenhuns. Quero apenas ganhar e ouvir os relatos a falar da nossa passagem às meias-finais. Quero ouvir esse relato na final da Liga Europa."
Juve vs Sporting: "Somos parecidos porque no início não éramos consistentes. A Juventus é agora mais compacta. Ambas as equipas jogam com três centrais, mudam mais de acordo com o jogo e é mais imprevisível e tem mais jogadores para mudar a forma de jogar. A semelhança com o Sporting é que estão a passar o melhor momento da época. Olhámos para as assistências do Kostic, os cruzamentos, a forma como o Milik e o Vlahovic atacam a bola.
Últimos onzes
Juventus: Wojciech Szczesny, Bremer, Federico Gatti, Alex Sandro, Manuel Locatelli, Nicolò Fagioli, Adrien Rabiot, Juan Cuadrado, Ángel Di María, Dusan Vlahovic, Filip Kostic.
Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Youssef Chermiti, Francisco Trincão.
Últimos resultados
Juventus: D-E-V-V-V
Sporting: V-E-V-V-V
Ausências
Juventus: Ihattaren, Pogba e Kaio Jorge.
Sporting: Daniel Bragança, Jovane Cabral, Paulinho e Ugarte.
Leia Também: Allegri desmente caso no balneário da Juventus na véspera do Sporting