O Liverpool anunciou, esta sexta-feira, que reforçou a retirada da camisola 20 de Diogo Jota, aumentando a homenagem para os escalões da formação e futebol feminino. Ou seja, nunca mais alguém ligado ao Liverpool usará aquele dorsal.
"Foi o número que ele vestiu com orgulho e distinção, liderando incontáveis vitórias. Diogo Jota será para sempre o número 20 do Liverpool", pode ler-se no comunicado dos reds, que prossegue.
"Após consultar a sua mulher, Rute, e a família, o clube pode anunciar que o número será retirado, em honra e memória de Diogo Jota, a todos os níveis, incluindo na equipa feminina e na formação. Esta decisão é o reconhecimento não apenas do contributo que o nosso rapaz de Portugal deu em campo nos últimos cinco aos, mas também pelo profundo impacto que teve nos colegas e adeptos, e nas relações eternas que construiu com eles", explica o Liverpool.
Forever our number 20… ️ pic.twitter.com/SKrbd8CMgE
— Liverpool FC (@LFC) July 11, 2025
Por seu turno, Michael Edwards, FSG CEO do Liverpool, destacou a importância de poder contar com o aval da família de Diogo Jota nesta decisão de retirar o número 20 de todos escalões e das equipas masculinas e femininas.
"Foi de vital importância envolver a mulher do Diogo, a Rute, e a sua família nesta decisão e termos a certeza que seriam os primeiros a saber da nossa intenção. Acredito que seja a primeira vez que tal honra seja convencida a uma pessoa do Liverpool. Podemos dizer que é uma homenagem única para uma pessoa maravilhosa. Retirando o número, estamos a torná-lo eterno. Nunca será esquecido. Com honra, distinção e afeto, Diogo será sempre o nosso 20", sublinhou Michael Edwards.
Plantel do Liverpool e família de Jota em Anfield
A tarde desta sexta-feira ficou marcada por uma nova homenagem a Diogo Jota por parte do plantel do Liverpool, que se deslocou a Anfield para visitar o memorial construído pelos adeptos desde a morte do eterno camisola 20.
A família de Jota e André Silva também marcou presença na cerimónia, tal como Jorge Mendes, empresário da Gestifute.
Nova homenagem no domingo
O Liverpool terá o primeiro jogo particular desta pré-temporada já no domingo, frente ao Preston, e fará novo tributo a Diogo Jota, tal como anunciou Billy Hogan, CEO do Liverpool, na quinta-feira.
"Temos o jogo de domingo em Deepdale e é claro que os vamos recordar nesse jogo. Depois temos a digressão, depois voltamos a Anfield e depois começa a época, por isso estamos a pensar em todos esses momentos. É claro que queremos ter a certeza de que fazemos a coisa certa e que recordamos devidamente o André e o Diogo", explicou o dirigente dos reds.
O Liverpool acabaria por informar, em comunicado, que o jogo terá início às 15:00 e será antecedido da interpretação do hino do clube 'You'll Never Walk Alone' [Nunca caminharás sozinho], com o Preston a depositar uma coroa de flores junto dos adeptos do campeão inglês.
"Será observado um minuto de silêncio em memória do Diogo e do André e serão exibidos tributos nos ecrãs e nos 'leds' nas laterais do jogo. Os jogadores das duas equipas vã usar fumos negros", escreve o clube inglês.
Na mesma nota oficial, o Liverpool adianta ainda que o Preston criou um programa de homenagem, com mensagens escritas para os dois jogadores portugueses.
[Notícia atualizada às 20h38]
Leia Também: Pedro Neto lembra Diogo Jota e garante: "Continuará sempre comigo"