Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

As mais lidas de 2022: Cristiano Ronaldo foi 'rei e senhor' no Desporto

Internacional português viveu um ano de altos e baixos, e dominou (sem grande surpresa, diga-se) a lista das notícias mais lidas pelos leitores do Notícias ao Minuto no canal de Desporto.

As mais lidas de 2022: Cristiano Ronaldo foi 'rei e senhor' no Desporto

O ano de 2022 está a 'dar as últimas', pelo que é, agora, hora de 'puxar a cassete atrás' e recordar os temas que mais deram que falar, particularmente, no mundo do Desporto, onde, sem grande espanto, Cristiano Ronaldo foi 'dono e senhor'.

O internacional português viveu um ano, no mínimo, 'turbulento', que começou com os primeiros sinais de desconforto face à possível ausência do Manchester United da Liga dos Campeões e que terminou de forma, verdadeiramente, 'bombástica'.

O avançado de 37 anos concedeu uma entrevista arrasadora (e não autorizada), que culminou na rescisão do contrato que o ligava aos red devils. Pouco depois, viu Gonçalo Ramos 'roubar-lhe' a titularidade, na seleção portuguesa, em pleno Campeonato do Mundo.

Mas o melhor é irmos por partes e, para ter uma noção mais abrangente daquilo que verdadeiramente aconteceu, não há nada mais indicado do que recordar as dez notícias mais lidas do ano no canal de Desporto do Notícias ao Minuto.

1.º - "'Elite não o quer'. Os dois destinos que restam a Cristiano Ronaldo"

A poucos dias da abertura do mercado de transferências de inverno, Cristiano Ronaldo permanecia um jogador livre, face à rescisão do contrato que mantinha com o Manchester United, mas os possíveis destinos iam escasseando.

Sem reunir o interesse de nenhuma das equipas apuradas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o avançado de 37 anos teve, então, de se acomodar a escolher entre o Al Nassr, da Arábia Saudita, e o Al-Sadd, do Qatar.

2.ª - "Adeptos voltaram a cantar por Cristiano Ronaldo, que reagiu desta forma"

Estávamos no início de setembro, e, contra todas as expetativas, face às informações que corriam, o mercado de transferências de verão tinha acabado de encerrar sem que Cristiano Ronaldo tivesse abandonado o Manchester United.

Apesar da polémica registada na pré-temporada, na qual o internacional português não participou, os adeptos dos red devils deram um sinal inequívoco de que estavam ao seu lado, entoando o seu nome no triunfo caseiro sobre o Arsenal, por 3-1, quando este se preparava para entrar.

3.ª - "O gesto de Cristiano Ronaldo na Moldávia que está a conquistar os adeptos"

Menos de duas semanas depois, Cristiano Ronaldo voltava a dar nas vistas, desta feita, devido a um gesto protagonizado nos instantes que antecederam o encontro da fase de grupos da Liga Europa, entre o Manchester United e o Sheriff.

Um pequeno adepto envergando uma camisola dos red devils conseguiu 'escapar' às forças de segurança para 'arrancar' um autógrafo ao avançado de 37 anos, e este não lhe fez a desfeita, fazendo questão de o abraçar e de lhe oferecer a 'prenda' desejada.

4.ª - "Gundogan faz de Aguero e Manchester City sagra-se bicampeão inglês"

Os olhos continuam postos na cidade de Manchester, mas, desta feita, no 'lado azul', fruto da vitória conquistada pelo City sobre o Aston Villa, por 3-2, que sentenciou, de uma vez por todas, as contas do título de campeão inglês.

Sem Sergio Aguero, o 'herói' da conquista de 2011/12, coube a Ilkay Gundogan marcar, já aos 81 minutos, o golo do triunfo, que acabou com as esperanças do Liverpool, que, apesar de ter batido o Wolverhampton, por 3-1, ficou a um ponto do primeiro lugar.

5.ª - "Rafael Leão perde em tribunal e vê salário penhorado a favor do Sporting"

E, agora, para algo completamente diferente... e bem mais polémico. Falamos da 'guerra' que Sporting e Rafael Leão mantêm nos tribunais já desde 2018, quando o segundo rescindiu unilateralmente contrato com o primeiro alegando justa causa, face à invasão a Alcochete.

O Tribunal de Milão penhorou parte do ordenado do jogador (que agora representa o AC Milan) a favor do antigo clube, que continua à espera do pagamento da indemnização ditada pelas autoridades, que, contando com juros, já se aproxima dos 20 milhões de euros.

6.º - "Cristiano Ronaldo discutiu com Fernando Santos e terá ameaçado sair"

Repomos os 'holofotes' sobre Cristiano Ronaldo. Desta feita, para abordar aquela que foi uma das mais badaladas polémicas do Campeonato do Mundo, face à suposta ameaça do jogador em abandonar o Qatar, ao saber que não seria titular nos oitavos-de-final, diante da Suíça.

Quer Ronaldo, quer Fernando Santos, quer a Federação Portuguesa de Futebol, desmentiram, categoricamente, qualquer tipo de 'desaguisado'. A verdade é que este ficou no banco, não só contra os helvéticos, como também contra Marrocos, no 'adeus' à prova.

7.º - "Tornou-se viral o gesto obsceno de Arthur Cabral à assessora de imprensa"

Arthur Cabral chegou à Fiorentina no mercado de transferências de inverno, oriundo do Basileia, a troco de cerca de 14 milhões de euros. E, se os adeptos do futebol italiano ainda não o conheciam, este fez questão de deixar um 'cartão de visita'... insólito.

Isto porque, na conferência de imprensa de apresentação enquanto reforço viola, o avançado brasileiro fixou o olhar na assessora de imprensa do clube, Rossella Petrillo. As imagens tornaram-se virais, e as reações (negativas) não tardaram a surgir.

8.º - "Amorim com dor de cabeça para a nova época por causa do meio-campo"

O mercado de transferências de verão foi particularmente agitado para o Sporting, que viu o meio-campo sofrer uma autêntica 'revolução', em grande parte, devido às saídas de João Palhinha, para o Fulham, e Matheus Nunes, para o Wolverhampton.

Manuel Ugarte ganhou todo um novo estatuto, sem o principal concorrente à titularidade, e Hidemasa Morita rumou do Santa Clara a Alvalade, para agarrar a oportunidade 'com unhas e dentes', não mais a deixando escapar.

9.º - "Ronaldo marca ao minuto 7, mas é o festejo que dá que falar"

Hora de falar, uma vez mais, de Cristiano Ronaldo. Desta feita, do autêntico 'show' por este assinado no triunfo caseiro sobre o Norwich City, por 3-2, na reta final da passada temporada da Premier League, para o qual contribuiu com um hat-trick.

O primeiro golo teve lugar logo ao sétimo minuto de jogo. O jogador formado no Sporting festejou com o habitual 'Siiiuuu', para gáudio dos adeptos presentes em Old Trafford, mas, desta feita, contou com a companhia de Anthony Elanga, que o 'imitou'.

10.º - "Benfica quer limpeza e estes quatro nomes não deverão 'sobreviver'"

A temporada 2021/22 esteve longe de correr da melhor maneira para o Benfica, que não conseguiu ir além de um terceiro lugar na I Liga e prolongou o 'jejum' de títulos, deixando antever mudanças de fundo para a campanha que se seguiria.

Mesmo antes da chegada de Roger Schmidt, já a direção liderada por Rui Costa tinha concluído que era hora de encontrar colocação para jogadores como Gabriel, Pizzi e Haris Seferovic, que acabariam mesmo por já não entrar nas contas do alemão.

As 10 notícias de Desporto mais lidas de 2022:

Leia Também: Messi afasta-se de Cristiano Ronaldo e agarra registo único em Mundiais

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório