Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Tiago Monteiro liderou primeiros treinos livres no GP de Macau

O português Tiago Monteiro, em Honda Civic, liderou esta quinta-feira, os primeiros treinos livres da última jornada do campeonato WTCC que termina este fim-de-semana no Grande Prémio de Macau, numa sessão em que conseguiu uma boa entrada.

Tiago Monteiro liderou primeiros treinos livres no GP de Macau
Notícias ao Minuto

12:50 - 15/11/12 por Lusa

Desporto WTCC

Monteiro, que foi para a pista determinado em testar o novo carro, reconheceu alguma sorte em ter conseguido voltas rápidas sem trânsito, o que lhe permitiu conquistar o seu melhor tempo em 02.33,908 minutos.

"A sessão foi um bocado estranha, a posição normal não é aqui, mas dá-nos a entender que, à partida, não vamos estar muito perdidos, o que é bom sinal. Estávamos com algumas dúvidas, não sabíamos bem onde iríamos estar, se era mais para a frente dos 10, mais para trás dos 10", explicou o português após o treino no circuito da Guia.

Para sexta-feira, Tiago Monteiro quer continuar a aproveitar os treinos livres para testar o carro e depois "aumentar o ritmo pouco a pouco", mas conta também ter "alguma sorte na qualificação" numa pista onde "as bandeiras amarelas e vermelhas influenciam muito".

Sobre a pista Tiago Monteiro salientou ter muitos ressaltos que o fazem lembrar uma zona assolada por um terramoto, mas não garante se a diferença está no carro, "muito diferente do Seat", ou se o piso não está em condições.

Mas, afirmou, "tive alguns sustos muito grandes" com os saltos.

Apesar do bom arranque, Tiago Monteiro sublinha já "não acreditar no Pai Natal" e por isso sabe que as coisas "amanhã vão mudar" com carros como os Chevrolet a forçarem muito mais o andamento.

Já André Couto, que corre com as cores de Macau, sentou-se aos comandos de um Seat León, o carro que a maior parte da temporada esteve nas mãos de Tiago Monteiro e não foi além do 16.º tempo, numa sessão destinada mais à adaptação do que a forçar tempos.

"Hoje o mapa do motor estava um pouco mais reduzido em termos de potência para poupar um pouco o motor porque só temos este e andamos também com pneus velhos para tentar e fazer uma adaptação", contou André Couto, ao salientar ser capaz de fazer melhor e ao garantir que sexta-feira lutará por um melhor posto.

"Este carro era o do Tiago Monteiro. Ele só me disse que não era tão rápido como os outros, o que complica um bocado, mas Macau é Macau e dá sempre para tentar fazer alguma coisa", explicou.

André Couto, até agora o único piloto português a vencer uma prova de fórmula 3 no Grande Prémio de Macau, acrescentou ainda que vai "fazer o melhor" que pode e "esperar também que a sorte" esteja do seu lado.

A última ronda do campeonato WTCC será disputada no domingo em Macau em duas mangas de nove voltas cada com 15 minutos de intervalo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório