Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Surreal. Ex-Sporting suspeito de colocar irmão gémeo a jogar no seu lugar

Situação envolve Edgar Ié, que se mudou para o Dínamo de Bucareste em fevereiro deste ano. Clube romeno já desmentiu a acusação.

Surreal. Ex-Sporting suspeito de colocar irmão gémeo a jogar no seu lugar
Notícias ao Minuto

23:55 - 12/05/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Roménia

Uma história com contornos inacreditáveis chegou-nos da Roménia nas últimas horas deste domingo. O Dínamo de Bucareste, histórico clube romeno, desconfia que Edgar Ié, que é internacional por Portugal, tenha pedido ao irmão gémeo e também futebolista Edelino Ié para jogar no seu lugar. O caso está a fazer correr muita tinta.

Este rumor começou a ser ventilado no sábado após o jornalista Daniel Sendre ter escrito nas suas redes sociais sobre essa hipótese. Nessa mensagem, o referido jornalista conta que os responsáveis do clube da capital da Roménia desconfiaram das fracas exibições do jogador. Além disso, e de acordo com a imprensa local, o que terá denunciado esta situação foi o facto do jogador que está no clube não saber falar em inglês e apenas expressar-se em português, pese embora o facto de Edgar Ié falar fluentemente inglês depois de uma extensa carreira no futebol europeu.

Tal como o irmão Edgar Ié, Edelino também foi formado no Sporting. Está sem clube desde que abandonou o Tluchowia, da Polónia, no final do ano passado. Antes, tinha representado o GD Resende, do Campeonato de Portugal.

Caso pode ter consequências. Clube negou os factos

Caso se confirme esta situação inusitada, o Dínamo de Bucareste pode vir a perder todos os jogos em que Ié atuou. Até ao momento, o clube da capital romena conseguiu conquistar oito pontos em cinco jogos em que o defesa-central foi utilizado. Há, contudo, hipótese da formação da Roménia escapar a uma punição.

"Não há nenhuma disposição relativa a esta situação, no que diz respeito ao parentesco. Se esse jogador de futebol jogou de forma falsa, pode haver sanções. Legalmente, um teste de ADN pode decidir tudo se o resultado for contra ti. Certamente que o Dínamo nunca teve a intenção de usar um irmão gémeo em vez do legitimado. Acho que eles, caso o resultado de ADN confirme que é o seu irmão gémeo, devem considerar uma defesa, considerando que não sabiam disto. Em relação a perda de jogos na tabela, a possibilidade terá de ser equacionada. Mas se o Dínamo foi enganado e conseguir prová-lo, então o risco de perder pontos não existe", frisou fonte da liga romena ao jornal iAMsport.

Em declarações à mesma publicação, Andrei Nicolescu, administrador do Dínamo de Bucareste, rejeitou estas acusações.

"Evitámos fazer uma declaração. A imprensa romena deveria prestar mais atenção porque está a defender isso. Ninguém falou conosco, os funcionários. Consideramos a pessoa que lançou esse rumo como um cancro para o Dínamo. Foi um ataque concertado contra nós. Não quero que sejamos ridicularizados. Esqueça esse tópico, é falso! Há um mundo de diferença entre ele e seu irmão. A imprensa avançou com o assunto e pressionou-nos", frisou o dirigente do conjunto da capital da Roménia.

Edgar Ié chegou ao Dínamo de Bucareste em fevereiro deste ano e fez cinco jogos pela equipa romena, o último dos quais a 1 de abril. Internacional português numa ocasião, o defesa-central, de 30 anos, passou por Barcelona, Belenenses, Lille, Nantes, Feyenoord, Trabzonspor e Istanbul Basaksehir.

Leia Também: Golo da remontada de Taremi teve direito a homenagem especial

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório