Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 27º

Taremi 'salva' FC Porto no dérbi da Invicta na despedida ao Dragão

Os portistas receberam o Boavista e acabaram por vencer 2-1.

Taremi 'salva' FC Porto no dérbi da Invicta na despedida ao Dragão
Notícias ao Minuto

22:32 - 12/05/24 por David Silva

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, com muito custo, o Boavista neste domingo. Num jogo de 'loucos', que terminou 2-1 com um golo aos 90+7', por intermédio de Mehdi Taremi, os portistas só chegaram à vantagem no marcador no último minuto. 

Foi um jogo que não valeu apenas pelo futebol jogado dentro das quatro linhas. Na tribuna presidencial estiveram juntos Pinto da Costa e André Villas-Boas, como mostram algumas imagens captadas no recinto. AVB foi ainda ovacionado pelos adeptos, num estádio do Dragão ‘despido’ das claques, pois os Super Dragões não marcaram presença no âmbito da Operação Bilhete Dourado. Stephan Eustáquio também foi alvo de uma homenagem.

A primeira parte foi de aparente domínio por parte dos Dragões. Tiveram mais posse de bola, mais remates, e pressionaram durante mais tempo o retraído Boavista. No entanto, os axedrezados foram perigosos quando chegaram à baliza de Diogo Costa.

Salvador Agra, antigo jogador do Benfica, foi um dos primeiros a criar frisson. Ziguezagueou entre dois adversários e testou Diogo Costa, com o guardião português a agarrar a bola à segunda.  Noutro lance, um cruzamento venenoso da direita, do Boavista, só não acabou em golo devido a um grande corte de Otávio.

Do lado do FC Porto, a melhor chance foi obtida por Pepê. O extremo brasileiro tirou Pedro Malheiro da frente e atirou à barra da baliza defendida por João Gonçalves.  Minutos antes, foi Nico González que desperdiçou uma boa chance dentro da área, mas escorregou.

Golos surgiram na segunda parte (bem como um cartão vermelho)

Na segunda parte, foi o Boavista que chegou primeiro ao golo. Bruno Lourenço chegou ao golo aos 60 minutos, com um  remate cruzado, após ser-lhe concedido algum espaço dentro da grande área portista.

Aos 63 minutos, o Boavista ficou reduzido a dez elementos no Estádio do Dragão, diante do FC Porto, pouco depois dos boavisteiros terem marcado o golo inaugural. Pedro Malheiro teve uma entrada de sola em Mehdi Taremi e acabou a ver o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. 

No entanto, o jogo estava longe de estar acabado. O FC Porto chegou ao empate por intermédio de Zé Pedro, um marcador  improvável, aos 81 minutos, num lance bafejado por alguma sorte. Após uma 'rosca' de Otávio, a bola foi direitinha para a cabeça do defesa (que ainda ameaçou bisar com um grande remate de fora da área). 

As duas equipas estavam muito abertas, à procura do golo, com grandes oportunidades a serem negadas tanto por João Gonçalves, guardião do Boavista, como também por Diogo Costa, do FC Porto. Mas o golo da vitória chegou efetivamente. Mehdi Taremi recebeu um cruzamento açucarado de Francisco Conceição e cabeceou para dentro da baliza. Muita festa no Dragão. Uma despedida em lágrimas do iraniano do estádio, com o avançado a decidir os três pontos.

Assim, o FC Porto volta ao terceiro lugar para discutir a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa (que ainda pode garantir se ganhar a Taça de Portugal). Têm mais um ponto que os bracarenses, sendo que vão visitá-los à Pedreira na última jornada. Já o Boavista continua à procura da permanência.

[Notícia atualizada às 22h45]

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otavio, Wendell, Nico González, Alan Varela, Pepê, Francisco Conceição, Evanilson e Galeno.

Boavista: João Gonçalves, Pedro Malheiro, Chidozie, Sasso, Luís Santos, Seba Pérez, Vukotic, Joel Silva, Miguel Reisinho, Bruno Lourenço e Salvador Agra.

Antevisão

O FC Porto defronta o Boavista neste domingo, dia 12 de maio, com um jogo histórico da cidade Invicta. Os portistas recebem os axedrezados pelas 20h30, estando praticamente obrigados a ganhar. 

O Sp. Braga está atualmente em terceiro lugar, depois da vitória sobre o Vitória SC. Tem mais dois pontos do que o FC Porto, atirando os dragões para a Liga Conferência. 

O FC Porto joga com o Boavista, que ainda está na luta pela permanência. Os axedrezados têm 31 pontos, mais três do que o Portimonense. Se perderem e os algarvios ganharem, ficam com os mesmos. Acompanhe o jogo em direto com o Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto. Mais de 10 arguidos e dinheiro e bilhetes apreendidos em buscas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório