Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sporting-Tondela: Vencer para não estragar o momento

Leões vão receber os tondelenses no domingo, em jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga.

Sporting-Tondela: Vencer para não estragar o momento
Notícias ao Minuto

08:02 - 28/11/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Fernandes

Desporto Antevisão

O Sporting recebe o Tondela neste domingo e Alvalade poderá seguir em festa. Depois da vitória convincente frente ao Borussia Dortmund, que garantiu o apuramento inédito para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o leão terá pela frente um desafio importante para se manter na luta pela liderança da I Liga.

Dir-se-ia que qualquer jogo do campeonato é importante, mas o jogo frente ao Tondela reveste-se de uma importância maior quando se pensa que o dérbi lisboeta está aí à porta. O atual campeão nacional terá de aproveitar o confronto desta 12.ª jornada para se poder salvaguardar na próxima, mesmo que seja previsível que o jogo frente ao Benfica será renhido e bem disputado. Mas nunca se sabe.

A vantagem do Sporting surge ainda antes de rolar a bola, já que é líder da I Liga ao lado do FC Porto e que terá à sua frente, em Alvalade, um adversário fragilizado. O Tondela foi atacado pela Covid-19 nos últimos dias, que retirou, entre outros, o treinador Pako Ayestarán. Rúben Amorim acredita que o Tondela vai apresentar-se forte e motivado, mas na verdade vai chegar condicionado, partindo em desvantagem neste confronto. Ainda assim, será um adversário a ter debaixo de olho a todo o instante.

Do lado do Sporting, Jovane e Rúben Vinagre são novamente ausências confirmadas, ainda em recuperação de lesão. No Tondela vão faltar, ao que tudo indica, pelo menos seis jogadores, entre lesões e casos positivos de Covid.

Será um jogo importante para as contas do campeonato, para o estado de espírito da equipa para o jogo frente ao Ajax e para a preparação do dérbi de Lisboa. O melhor é ganhar para não estragar o momento.

O Sporting-Tondela joga-se no domingo no Estádio José de Alvalade a partir das 18h00.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Música dos adeptos: "É um pormenor, agradeço muito, mas prefiro quando gritam pelo Sporting, principalmente a música do golo, é a que prefiro. O mérito é todo dos jogadores".

Antevisão: "Temos de saber que a mudança de chip é difícil. Nos outros quatro jogos, fora a Liga dos Campões, estivemos muito bem. Talvez o do Arouca tenha sido o que nos custou mais, no do Paços estivemos muito bem, entendemos muito bem o jogo e é isso que queremos fazer neste. Sabemos do perigo que há, o Tondela preparou o jogo com tempo, vem motivado. Sabemos que um mau resultado pode estragar o momento que temos. Vamos tentar ganhar para manter o bom momento".

Ausência do treinador do Tondela: "A ausência do Pako é sempre um momento difícil, mas as equipas estão preparadas, obviamente que o treinador estando junto da equipa é sempre melhor, mas o impacto da Covid com o treinador ou com os jogadores é sempre desagradável. Espero que não aconteça nada com o Pako, que recupere rápido. O seu adjunto disse que têm um ano de trabalho com a equipa e que vão estar preparados para o jogo".

Juventude na equipa: "O Quaresma teve oportunidades aqui, entendemos que devia rodar, que ia ter mais dificuldades para jogar mais porque por vezes são eles que transforma o seu futuro como o Gonçalo Inácio fez e o Quaresma era mais opção. Era um jogador que tinha um estatuto diferente do Inácio e o Inácio conseguiu adaptar-se melhor ao alto rendimento, o Quarema está a fazer o seu caminho, acreditamos muito nele, mas ele tem de melhorar e trabalhar muito para ao Sporting. Em relação ao Nazinho, não o usei para estrear jogadores. Foi por causa das limitações. Era o único lateral que tínhamos. Tendo um lateral a pedir para sair, como o Porro, e adaptando o Nuno Santos à posição, estaria a dizer aos miúdos que estão ali no banco mas não estão para entrar. Eles contam para entrar, o Nazinho ainda não o lancei, estreei-o. Lançar, lancei o Inácio, o Quaresma, o Matheus Nunes, o Nuno Mendes, e o que estamos a dar é sinais aos jogadores de que poderão ser os titulares da seleção. Isto faz muito parte do nosso projeto e esperemos que depois do Nazinho venham muitos mais".

Primeiro português com a 50 vitórias em 66 jogos na I Liga: "Obviamente é um bom sinal, mas não conta muito. Eu quando olho à minha volta, o mister Jorge Jesus tem muito mais títulos, o mister Sérgio Conceição tem mais títulos, ele tem grandes trabalhos nas competições europeias, e eu olho para isso, fico contente por vencer, mas foi mais valor aos títulos, aos jogadores que ajudo. É não olhar tanto para isso, fica satisfeito com o que fizemos, mas querer sempre mais. É sinal que estamos num bom caminho".

Jogo com o Benfica influencia? "Não acredito muito que o jogo com o Benfica tenha impacto nos jogadores, eles querem ganhar e manter o seu lugar. Contra o Besiktas não atingimos nenhum objetivo, só contra o Dortmund é que o atingimos. O jogo preocupa-me, por mais que os treinadores avisem, mas conheço os meus jogadores, o jogo frente ao Tondela vai ter influência no onze contra o Benfica, quem não estiver bem não vai jogar. Como já disse, basta um empate para estragar todo o bom momento. Se tivermos um mau resultado e a equipa der tudo, menos mal, mas se não tivermos um comportamento que corresponda à grandeza do Sporting, aí os jogadores poderão perder o lugar".

Momento importante para ganhar: "É sempre. Qualquer resultado pode ter um impacto grande nas equipas. As equipas que estão na frente estão a jogar bem, é difícil perderem pontos. Temos uma posição para manter, basta ganhar para a manter e é isso que vamos fazer. Seja um 1-0, 3-0, de bola parada, golo do Pedro Gonçalves. O Tondela preparou bem o jogo, de certeza de que estão motivados. jogamos no Sporting e temos de ganhar os jogos todos".

Pote: "Ele tem essa característica de fazer golos. Olho mais para o jogo dele e vi que não estava a fazer um bom jogo, estava desaparecido, precipitado. Ele esteve oito jogos sem fazer golos, mas jogava bem, pressionava bem. Olho da mesma maneira. marcou dois golos, mas pode fazer jogos ainda melhores. tem muito para trabalhar e foi o que fez nestes dias".

Joshe Viela

Motivação: "Devemos estar confiantes nas nossas possibilidades e nas nossas capacidades, evidentemente que temos pontos fortes e também temos algumas debilidades e é isso que trataremos de mostrar, a nossa melhor versão, tanto no ataque como na defesa".

Capacidade do adversário: "O ponto mais forte [do Sporting] é o jogo de transição e a grande capacidade de fazer jogo. Será difícil manter a nossa baliza a zero, mas nós também devemos estar confiantes e tratar de lhes fazer danos e conseguir um golo, e é nesse equilíbrio ao longo do jogo que estará o resultado final".

Jogadores alternativos: "Os 'onze' iniciais não foram os habituais e para nós também é um ponto forte. Estamos confiantes e podemos confiar em cada um deles, nos onze jogadores iniciais e em todos os que estão no banco e estão expectantes para terem a sua oportunidade de poderem fazer frente a esse grande Sporting e de darem uma boa versão nossa".

Ausência de Pako: "É verdade que falta nas últimas matrizes da nossa dinâmica semanal, onde aproveitamos para fazer as últimas sessões de treino, mas (...) as novas ferramentas tecnológicas podem fazer com que esteja perto de nós, não fisicamente, mas na hora de dar os últimos toques de preparação para o jogo".

Últimos resultados

Sporting: V-V-V-V-V

Tondela: V-D-D-V-V

Últimos onzes

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Sarabia, Paulinho.

Tondela: Niasse; Bebeto, Ricardo Alves, Quaresma, Khacef; Iker Undabarrena, João Pedro, Pedro Augusto; Rafael Barbosa, Boselli, Rúben Fonseca.

Ausências

Sporting: Jovane Cabral, Rúben Vinagre.

Tondela: Babacar Niasse, Jota Gonçalves, Salvador Agra, Manu Hernando, Eduardo Quaresma, Neto Borges.

Leia Também: Três jogadores do Tondela com Covid-19 antes da visita ao Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório