Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"O presidente do U. Leiria liga-me e diz: 'Ele é um gato, defende tudo!'"

Presidente do FC Porto recorda chegada de Helton a Portugal e forma como acordou o empréstimo do então guarda-redes ao União de Leiria.

"O presidente do U. Leiria liga-me e diz: 'Ele é um gato, defende tudo!'"
Notícias ao Minuto

23:02 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Pinto da Costa

Pinto da Costa não esquece a forma como Helton se conseguiu afirmar no FC Porto, depois de Vítor Baía ter decidido terminar a carreira. O presidente do FC Porto recorda como os dragões encontraram o então jovem guardião brasileiro e como chegou a acordo com o União de Leiria para emprestá-lo nas primeiras épocas em Portugal. 

"Conhecíamos bem o Helton, de vê-lo no Vasco da Gama. Não tínhamos a mínima dúvida de que faria história no FC Porto. Tínhamos o Vítor Baia no auge, não queríamos que o Helton ficasse parado", começou por contar Pinto da Costa, no 26.º episódio da série 'Ironias do Destino, do Porto Canal, prosseguindo.

"Falei ao João Bartolomeu, então presidente do Leiria, que era e é meu amigo. Disse-lhe: 'Tenho um guarda-redes para lhe emprestar que para o ano joga de caras no Leiria.' E então encontrámo-nos na estalagem de São Bento, em Fátima, para lhe apresentar o jogador. Ele viu-me ao pé do Helton, chamou-me a um canto e disse: 'Ó presidente, ele é tão alto e tão magrinho. As bolas baixas, não vai defender nenhuma.' Eu respondi: 'Bartolomeu, não se preocupe. Se ele não jogar no Leiria, o FC Porto paga-lhe o ordenado. Não tem nada a perder'. Passados 15 dias ele [João Bartolomeu] diz: 'Ele é um gato, defende tudo!' Ao que eu respondi que além de defender tudo ainda ia acabar com os ratos em Leiria [risos]", recordou Pinto da Costa que sublinha que Helton foi "um digno sucessor" de Vítor Baía na baliza do FC Porto.

"Além de uma grande amizade, tinham um interesse comum: que a passagem de testemunho resultasse de forma perfeita. O Vítor Baía foi o melhor guarda-redes de todos os tempos do FC Porto e o Helton foi um digno sucessor, importante nas vitórias que se seguiram", frisou o presidente dos dragões. 

Leia Também: Italianos dizem que Grujic está a um passo de regressar ao FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório