Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Médico de Maradona quebra o silêncio, pede "paz" e questiona autópsia

Leopoldo Luque identifica "erros" nas conclusões tiradas pela junta médica.

Médico de Maradona quebra o silêncio, pede "paz" e questiona autópsia
Notícias ao Minuto

17:31 - 22/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Argentina

Leopoldo Luque, médico pessoal de Diego Armando Maradona e uma das sete pessoas indiciadas por homicídio simples com eventual dolo por parte da Justiça argentina, quebrou, este sábado, o silêncio, numa extensa entrevista concedida à estação televisiva argentina KZO.

O neurocirurgião recordou como viveu o dia da morte de El Pibe - 25 de novembro de 2020 - e lamentou toda a polémica que tem vindo a ser criada desde então, envolvendo o próprio: "Sinto que não há paz, nem para mim, nem para ele".

"Estava em cirurgia, com vários colegas, e dizem-me que o Diego está em paragem cardiorrespiratória. Ninguém percebia, não sabia se estavam a brincar, mas era exagerado brincar com isso. Não conseguia entender por que tinham que me chamar a mim, mas tive cabeça fria e liguei de volta", afirmou.

"Quanto me contavam a evolução e me diziam que o estavam a massajar há mais de 15 minutos, já sabia que não ia sobreviver. Não me lembro de muito. Havia familiares, talvez o sobrinho Jonathan, vi as irmãs... Não me deixaram entrar, e pedi para me deixarem vê-lo. Não quis acreditar. A doutora [Laura] Capra, a fiscal, deixou-me vê-lo à porta. Parecia que estava a dormir", acrescentou.

Leopoldo Luque questionou, ainda, as conclusões tiradas pela junta médica após a análise do corpo do antigo internacional argentino: "Ao ler a autópsia, não há nada compatível com agonia. A autopsia tem uma vertente de objetividade e uma de interpretação, e é na de interpretação que vemos os erros".

"As partes opinam de maneira diferente. Não conheço um paciente que faleça em posição horizontal e com os olhos fechados. Os pacientes em agonia estão desesperados por ar, precisam de ter almofadas, dormir sentados e ter os olhos abertos. E o Diego parecia estar a dormir em posição horizontal", rematou.

Leia Também: Relatório conclui: Maradona morreu "abandonado" após 12 horas de "agonia"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório