Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Relatório conclui: Maradona morreu "abandonado" após 12 horas de "agonia"

Junta médica aponta responsabilidades a Leopoldo Luque e Agustina Cosachov pela morte de El Pibe.

Relatório conclui: Maradona morreu "abandonado" após 12 horas de "agonia"

A junta médica responsável por levar a cabo a investigação aos moldes nos quais se deu a morte de Diego Armando Maradona, em novembro de 2020, entregou, este sábado, às autoridades o relatório final, que aponta responsabilidades diretas à equipa que estava encarregue de vigiar o ex-jogador.

De acordo com o portal argentino Infobae, os primeiros sinais de que El Pibe não estaria bem surgiram nos dias anteriores, quando o corpo começou a inchar e a voz a alterar-se: "Exigia-se no caso de ser advertido, um tratamento adequado com a medicação correta e, provavelmente, decidir um novo internamento num centro de saúde com a complexidade indicada para este paciente".

"Estes sinais foram dados a conhecer ao pessoal médico responsável, que não tomaram qualquer conduta relativamente àquilo que devia ter sido considerado como sinais de alarme", pode ler-se no documento, que aponta culpas a cinco pessoas em concreto, entre elas o responsável pela equipa médica, Leopoldo Luque, e a psicóloga, Agustina Cosachov.

"Cabe assinalar que o desenlace fatídico foi produto de uma evolução progressiva de sintomas relacionados com a insuficiência cardíaca, os quais foram advertidos em reiteradas oportunidades por pessoas que interagiram com Diego Armando Maradona e informaram o corpo médico responsável, não tendo sido ponderados na sua real magnitude", acrescenta.

A junta médica concluiu que Diego Armando Maradona nunca deveria ter sido transportado para casa, uma vez que "a boa prática médica indicava o internamento imediato num instituto de reabilitação psíquica e clínica", pelo que considera que o antigo internacional argentino foi "abandonado à sua sorte".

Os exames levados a cabo ao corpo de El Pibe demonstraram, ainda, que este começou a morrer 12 horas antes do momento em que o seu corpo foi encontrado: "Apresentava sinais inequívocos de período de agonia prolongado, pelo que concluímos que não foi devidamente controlado desde as 3h de 25 de novembro".

Leia Também: "Não aguentei ver o caixão de Maradona. Saí a correr, num pranto"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório