Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Muda aos dois, termina aos quatro: As notas do FC Porto-Belenenses SAD

Azuis e brancos encerraram a temporada com uma goleada diante dos azuis, alcançado a tão desejada meta dos 80 pontos.

Muda aos dois, termina aos quatro: As notas do FC Porto-Belenenses SAD
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/05/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O FC Porto não podia ter pedido melhor despedida da época 2020/21. Os azuis e brancos encerraram a temporada com uma goleada sobre a Belenenses SAD, por 4-0, em partida da 34.ª jornada da I Liga.

Numa partida em que os azuis e brancos foram dominadores do primeiro ao último minuto, e já com a situação na tabela classificativa resolvida, a goleada começou a ser construída cedo com golos de Taremi (14') e Grujic (28'), numa vantagem que foi ampliada, já na etapa complementar, com os golos Toni Martínez (50') e Diogo Leite (81').

A Belenenses SAD ainda mostrou algumas iniciativas que causaram perigo junto à baliza de Marchesín depois dos dois primeiros golos dos azuis e brancos, mas sem clarividência necessária para colocar a bola no fundo das redes.

Com este triunfo, os portistas terminam o campeonato com 80 pontos, pecúlio sempre alcançado por Sérgio Conceição desde que assumiu o comando técnico dos portistas. Já a Belenenses SAD, que já tinha o objetivo da manutenção alcançado, ocupa, à condição, o 10.º lugar, com 40 pontos.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura:

Grande final de temporada de Mehdi Taremi. Além do golo, que lhe permitiu chegar ao pódio dos melhores marcadores da I Liga, o iraniano destacou-se ainda pela assistência para o golo de Toni Martínez. Teve mais oportunidades que, a serem marcadas, podiam ter colocado o iraniano taco a taco com Seferovic e Pedro Gonçalves na luta pelo prémio de melhor marcador da I Liga esta temporada.

Surpresa:

Toni Martínez assumiu-se como o titular na equipa depois de Moussa Marega ter sido 'encostado', e a verdade é que o avançado espanhol tem justificado a aposta de Sérgio Conceição na sua titularidade. O ex-Famalicão segue no terceiro jogo seguido a marcar, e igualou o maliano Marega com sete golos na I Liga.

Desilusão:

Luis Díaz foi um dos jogadores em destaque na vitória da última jornada diante do Rio Ave, mas nesta receção à Belenenses SAD o colombiano não esteve nos seus melhores dias. Falhou alguns passes, e não esteve tão envolvido na manobra ofensiva da equipa como costuma fazer.

Treinadores:

Sérgio Conceição: Vitória segura dos azuis e brancos num jogo em que não tinham nada a ganhar em termos de lugar na classificação final, mas que valeu para ser alcançada a meta dos 80 pontos. Exibição consistente do primeiro ao último minuto, sempre com o controlo do ritmo de jogo. Com a partida controlada, os portistas souberam gerir a vantagem e deixar o jogo rolar ao ritmo que mais lhes interessava.

Petit: A Belenenses SAD foi uma das equipas que melhor registo defensivo apresentou ao lado da temporada, mas neste jogo no Dragão sofreu, pela primeira vez na época, quatro golos num jogo. A equipa cometeu erros algo infantis nos golos de Mehdi Taremi e Toni Martínez, e teve pouco discernimento a nível ofensivo.

Arbitragem:

João Bento estreou-se nos jogos dos três grandes, e pode dizer-se que não teve a melhor opinião. O juiz de Santarém não marcou uma grande penalidade por toque no braço de Diogo Leite, e também esteve mal, já no segundo tempo, quando não assinalou um penálti sobre Francisco Conceição. Há ainda a destacar que no golo anulado a Taremi deveria ter lado a lei da vantagem aos azuis e brancos.

Leia Também: Jogo 'a feijões' no Dragão acaba com goleada tranquila do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório