Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Benfica-FC Porto: Jesus joga pela Champions contra 'besta' de má memória

Última vitória do atual treinador do Benfica diante dos azuis e brancos foi ao serviço do Sporting. O derradeiro jogo enquanto técnico dos encarnados diante dos portistas foi em 2014 e terminou com um empate.

Benfica-FC Porto: Jesus joga pela Champions contra 'besta' de má memória
Notícias ao Minuto

07:53 - 02/05/21 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O Clássico da próxima quinta-feira entre Benfica e FC Porto, que terá lugar no estádio da Luz, reveste-se de importância fulcral para as duas equipas na luta pelo lugar de acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época. Um desaire que pode arredar, em definitivo, as águias do segundo lugar.

Mas Jorge Jesus terá pela frente um adversário que nem sempre foi fácil ao longo da sua carreira como treinador de futebol.

Se olharmos apenas por alto podemos verificar que Jorge Jesus está claramente em desvantagem nos jogos diante do adversário da próxima quinta-feira.

Em 48 partidas diante do FC Porto, a contar para todas as competições internas, Jorge Jesus saiu vitorioso em apenas 11, números claramente inferiores às 25 vitórias que os azuis e brancos alcançaram em confrontos com o atual timoneiro dos encarnados.

Última vitória frente ao FC Porto na I Liga foi há quase 5 anos

O técnico, que está temporada regressou ao futebol português, ainda não venceu o FC Porto esta época, e há muito tempo que não sai vitorioso de um confronto com os azuis e brancos.

A última vitória de Jorge Jesus num Clássico para o campeonato diante do FC Porto remonta aos tempos em que o técnico representava o Sporting. Foi em agosto de 2016 que os leões venceram na receção ao FC Porto, por 2-1.

Desde então, e em oito confrontos com os dragões, que Jesus apenas somou uma vitória em Clássicos com o FC Porto, e nem sequer foi para a I Liga. A última vez que o amadorense alcançou num jogo com os portistas foi na meia-final da Taça de Portugal de 2017/18.

Na altura, os leões perderam a primeira mão da eliminatória do Dragão, mas acabariam por vencer o jogo da segunda mão em Alvalade. No desempate com recurso aos pontapés de grande penalidade, o Sporting foi mais forte e seguiu para a final no Jamor que acabaria por perder diante do Desportivo das Aves.

Venceu pela última vez no Benfica em 2014

Por outro lado, se olharmos apenas para o histórico de confrontos de Jesus diante do FC Porto, mas enquanto treinador do Benfica, podemos perceber que a última vez que o técnico venceu os dragões remonta a dezembro de 2014.

Nesse encontro, que se realizou no estádio do Dragão, os encarnados conquistaram os três pontos graças a dois golos do brasileiro Lima. Já na segunda volta desse campeonato, as duas equipas anularam-se na Luz.

Jorge Jesus confiante na vitória no Clássico

Depois da vitória desta sexta-feira diante do Tondela, por 2-0, Jorge Jesus fez uma pequena antevisão ao encontro de quinta-feira, e mostrou-se confiante na conquista dos três pontos.

"É verdade que é um jogo que pode ser determinante para a nossa esperança de chegar ao segundo lugar. Estamos preparados para isso. O calendário assim ditou e estou convencido que vai ser um grande jogo", atirou o técnico dos encarnados.

"A equipa está cada vez mais confiante e forte. Temos mais quatro jogos para ir atrás do adversário que vai à nossa frente, o segundo classificado. Distanciamo-nos do quarto classificado [Sp. Braga]. É a nossa tentativa de recuperar os pontos que perdemos em janeiro e que agora nos estão a custar caro", acrescentou.

Leia Também: Cebolinha deixou beirões a chorar: As notas do Tondela-Benfica

Leia Também: Começar a vencer e acabar a sofrer: As notas do FC Porto-Famalicão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório