Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Vamos ver se o Benfica tem pedalada para ser melhor do que os rivais"

Jorge Jesus aponta a ultrapassagem ao FC Porto como o principal objetivo até final da temporada.

"Vamos ver se o Benfica tem pedalada para ser melhor do que os rivais"
Notícias ao Minuto

14:29 - 09/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus desvalorizou, esta sexta-feira, a teoria de que o Sporting possa estar a "perder gás" na reta final da temporada. Em conferência de imprensa, o treinador do Benfica disse não estar, para já, a pensar num eventual 'assalto' à liderança da I Liga, mas sim na ultrapassagem ao FC Porto, que pode começar diante do Paços de Ferreira.

I Liga reduzida e 'meias' da Taça a uma mão: Tem duas questões com objetivos diferentes. As equipas que lutam pelas competições europeias, face à calendarização, ficam com mais jogos e menos dias para recuperar. Mas também temos que olhar para os que não vão às competições europeias. Se houver menos jogos, há menos competição nessas equipas. Para as equipas grandes, é o ideal, e não é o facto de se retirar um jogo que vai ser negativo ou positivo. Agora, que é muito melhor para as equipas que querem chegar à final da Taça de Portugal jogar uma meia-final a um jogo, não tenho dúvida nenhuma. Cada um puxa a brasa à sua sardinha. Percebo as duas partes.

Contribuiu para a valorização do plantel: Normalmente, quando trabalhas num grande clube, tens mais possibilidades de adquirir jogadores por somas mais do que outras equipas. Fora de Portugal, Guardiola também é dos que gasta mais em jogadores, mas é porque está numa equipa que pode fazê-lo. Por isso é que ganha o que ganha a nível de títulos e é um treinador de top no mundo. As coisas estão em sintonia. É verdade que, ao longo dos anos, em todos os clubes onde passei, as equipas foram compensadas financeiramente pela venda de muitos jogadores. Nem é preciso olhar para o Benfica. Basta olhar para o Belenenses, que nunca vendeu tantos jogadores como no meu ano. Está tudo associado, e o Benfica tem jogadores que, individualmente, estão a projetar-se a um nível muito melhor. Por isso é que a equipa também está muito melhor. Luca Waldschmidt é um deles, mas não é o único. Faltam nove jogos, vamos ver até ao fim se o Benfica continua a ter pedalada para ser melhor do que os rivais e poder ultrapassar o segundo classificado. É essa a nossa motivação.

Sporting a perder gás: Andamos à procura dos rivais que estão à nossa frente. Estamos motivados a demonstrar qualidade e sabedoria para podermos recuperar a nossa classificação. Agora, a nossa grande motivação é tentar recuperar a segunda posição, que é muito importante. Mas também é verdade que este ciclo vai diminuindo. Faltam nove jornadas, depois oito... E depois há menos pontos para recuperar. Em relação ao segundo classificado, estamos num leque de nove jornadas em que três pontos é um jogo. Agora, a pontuação em relação ao primeiro classificado, projeta-se noutro cenário. Estamos dependentes deles, mas não temos essa competência. Temos a competência de querer ganhar todos os jogos, e ultrapassar os adversários, eles têm que perder. O facto de o Sporting ter empatado um jogo... Um jogo não diz nada. A soma de muitos jogos num período negativo pode querer dizer alguma coisa, mas um jogo não me diz nada.

Sérgio Conceição queixou-se do calendário: As equipas que sonham com objetivos diferenciados, como FC Porto, Benfica ou Sporting, que querem estar na Europa, têm que sofrer pelo sucesso. Nós, treinadores, sabemos que o espaço de três dias quase não dá para recuperar a equipa para o jogo seguinte. Mas esse é o preço se queres estar numa equipa grandes, se sabes que objetivos queres... Não é só Benfica ou FC Porto que estão nas competições europeias, há mais grandes equipas que estão. Eu preferia jogar sábado com o Paços de Ferreira e, passados três dias, dizer 'Ei, agora tenho os quartos-de-final da Liga dos Campeões e não tenho tempo para recuperar'.

Se o campeonato começasse agora, seria diferente: As equipas têm períodos bons e períodos não tão bons. Quando têm períodos tão bons, é preciso saber o motivo. Nos períodos não tão bons, soubemos o motivo, e soubemos que não tínhamos nada a ver com isso. Hoje, não posso responder diretamente à pergunta porque o mundo foi embrulhado numa situação que todos sabemos qual é, que em todas as áreas têm um grande significado negativo. Não fugimos a esse problema que afetou o mundo, e que nos afetou muito em janeiro. Agora, libertou-nos. Começámos a trabalhar com todos, a estar muito mais juntos diretamente, e as coisas foram começando a melhor graças ao trabalho, a mais horas, a mais ligação entre o grupo... Os resultados responderam pela positiva. Não vamos fugir à realidade. Perdemos muitos pontos e agora andamos atrás deles jogos a jogo. É pensar que estamos em terceiro e queremos chegar à segunda posição. Se agora começasse, teríamos mais hipóteses? Não, porque do que fizemos antes, nada foi mal feito da nossa parte. São coisas que não consegues controlar. Aconteceu ao Benfica. Esses dois meses foram fatais.

Maior consistência defensiva: O facto de a equipa estar há seis jogos sem sofrer golos tem a ver com o facto de termos tido mais tempo para trabalhar ideias coletivas. Quando estamos no processo defensivo, temos dois momentos, que é o momento coletivo e o individual. A equipa melhorou muito coletivamente, os jogadores sabem o que têm que fazer. Foi fruto de uma organização defensiva forte e da entrada de alguns elementos. Não foi só o Lucas, foi o Diogo e o Helton. Três jogadores que ajudaram a melhorar a estrutura defensiva. Agora, é tentar continuar a melhorar. A equipa quer ser aquela que tem menos golos sofridos no campeonato, ainda pode conquistá-lo.

Benfica ainda não venceu fora com Hugo Miguel a arbitrar: Nem penso nisso. Os principais protagonistas têm sempre que ser os jogadores. Ao longo do campeonato, nunca nos manifestámos quando fomos prejudicados, nem nos vamos manifestar agora. Acreditamos nas nossas capacidades, que temos valor para vencer o Paços de Ferreira, e que a terceira equipa tenha valor para estar ao nível de duas grandes equipas. Não foi o meu foco durante a semana, foi tentar trazer para o jogo as nossas ideias pensando no adversário, e não na equipa de arbitragem.

Paços de Ferreira forte em casa: Mostra a capacidade da equipa do Paços, o que está a fazer no campeonato, ainda para mais no seu estádio, onde só perdeu com o Sporting. É um alerta para percebermos que vamos ter um jogo difícil. Mas nós não vamos muito de encontro ao adversário, porque o Benfica, neste momento, tem que jogar sempre para vencer todos os jogos e poder recuperar o próximo classificado, que é o segundo. Essas dificuldades não são muito importantes, mas também é verdade que vamos ter momentos difíceis no jogo, porque o adversário vai-te dificultar a tarefa. Mas o Benfica está preparado para isso, sabe que vai ter um jogo difícil, que tem qualidade e possibilidade de sair de lá com mais uma vitória, que é o que queremos. Estamos muito confiantes e motivados. Vamos enfrentar este adversário com todo o respeito, mas pensando que temos tudo para trazer os três pontos da Mata Real.

Antevisão

Embalado por uma série de seis vitórias consecutivas, que é já a melhor de toda a temporada, o Benfica desloca-se, este sábado, ao estádio Capital do Móvel, onde terá pela frente o Paços de Ferreira.

Antes disso, esta sexta-feira, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde, irá fazer a habitual antevisão à partida da 26.ª jornada da I Liga.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto encarnado.

Leia Também: Benfica junta-se a Sporting na corrida por avançado do Portimonense

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório