Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Salomé Rocha 'cede' título a Sara Moreira por calçado irregular

Carla Salomé Rocha, do Sporting, foi hoje desclassificada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) da prova dos 10.000 metros dos campeonatos de Portugal, disputa na sexta-feira, com o título a ser entregue à sua companheira de equipa Sara Moreira.

Salomé Rocha 'cede' título a Sara Moreira por calçado irregular
Notícias ao Minuto

13:12 - 19/12/20 por Lusa

Desporto Atletismo

De acordo com um comunicado da FPA, no final da corrida, disputada na Pista Municipal da Maia, "constatou-se uma situação que viola a regra 5 (utilização de calçado homologado) da World Athletics, prontamente esclarecida pela atleta Salomé Rocha e pelo seu treinador, Rui Ferreira".

"Inadvertidamente, utilizou um modelo de sapatos de corrida que não está homologado para provas de pista (...) o que implica a desclassificação e não homologação do resultado da atleta Salomé Rocha", adianta a federação, esclarecendo que atleta e treinador "reconheceram o erro".

Face à desclassificação de Carla Salomé Rocha, que tinha triunfado em 32.49,93 minutos, é "considerada campeã de Portugal de 10.000 metros da época 2019/2020 a sportinguista Sara Moreira (33.04,94 minutos), seguida de Carla Martinho, do Recreio de Águeda (34.19,72), e Sara Duarte, do S. João da Serra (35.19,34)".

Na competição masculina, a vitória foi de Samuel Barata, do Benfica, que se sagrou campeão pela segunda vez, depois do título conseguido em 2015, ao completar a distância em 28.30,73 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório