Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

"Marítimo? Temos de saber sofrer, ter paciência e inteligência"

Equipa portista está a viver bom momento desportivo neste arranque de temporada e agora enfrente ao Marítimo na terceira jornada da I Liga.

"Marítimo? Temos de saber sofrer, ter paciência e inteligência"
Notícias ao Minuto

12:52 - 02/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, fez esta sexta-feira a antevisão da receção ao Marítimo, partida da 3.ª jornada da I Liga.

Na conversa com os jornalistas, o técnico elencou os elementos essenciais para tentar a vitória, falou do anti-jogo possível do seu adversário e ainda deu Marchesín como muito difícil para regressar ao onze (lesionado).

Confira o essencial da conferência de imprensa.

Marítimo com cinco a defender. FC Porto vai mudar?: Se calhar é mais na linha de nossa continuidade. Não vou entrar muito por aí... faz parte da nossa estratégia para o jogo. No início, se calhar estranharam um pouco ... nos últimos anos jogavamos sempre em 4-3-3 e não era por isso que não ganhávamos. No FC Porto, neste momento, para finalizar aparece muita gente dentro da área. Se jogamos em 4-3-3 entramos com três avançados, mais os outros que entram. Tudo o que é o processo da equipa vão ver amanhã.

Mercado - possibilidade saídas: Como deve saber, o mercado fica à porta do Olival, perto do Dragão [cão do clube]. 

Obrigatoriedade de vencer: Faz parte do que é o nosso trabalho e o nosso jogo. Perceber que as equipas podem jogar mais baixo no campo. O Marítimo tem alterado a sua linha defensiva entre quatro e cinco jogadores. Temos de trabalhar para que as características do adversário não serem um problema. Cada adversário representa, no que é a sua dinâmica de jogo, um obstáculo e temos de ser pacientes e inteligentes. O ano passado dizia-se que o FC Porto tinha mais dificuldades com equipas de bloco baixo, médio-baixo. Não concordo com isso. Todas as equipas do mundo que jogam contra equipas com bloco baixo, todas terão mais dificuldade em relação ao que é um adversário mais aberto. Acho que é geral. Nós é que temos de encontrar soluções para encontrar espaços.

Marchesín (lesionado): Acho difícil a sua recuperação. Hoje não treinou, trabalhou no ginásio. Vamos ver... Vai ser difícil. 

Adeptos nos jogos da seleçãoJá falei várias vezes sobre esta situação, sobre o que é a falta de presença do público e o que afeta as equipas, no que diz respeito à emoção mas também em relação às receitas. O timing e percentagem de público não me cabe a mim comentar. Posso estranhar em alguns países e jogos internacionais ser permitido um número e aqui outro. Acho que é um tema delicado e difícil para toda a gente. 

Sorteio Champions: Não queria muito fugir daquilo que é o jogo de amanhã. É um grupo extremamente equilibrado, sendo que... tantos treinadores portugueses estarem na fase de grupos é um sinal fantástico para o que é a escola de treinadores portugueses. A análise aos adversários deixarei para mais tarde. O City parece-me, pelo seu orçamento, pelo que tem sido nos últimos tempos, o favorito. O FC Porto é dos três o que tem mais presenças na Champions e tem sempre uma palavra a dizer. E temos o campeão grego... são sempre equipas interessantes. E o Marselha, conheço, tem um treinador português. Depois falaremos disso em mais pormenor.

Anti-jogo do Marítimo: Conheço o Lito há alguns anos. Para lá da inteligência que ele tem, em termos táticos também a tem e saberá fazer o seu melhor. Confio na sua inteligência para não fazer algo que envergonha o futebol português. Somos das ligas com menos tempo útil de jogo. Isso é um problema que merecia outro tipo de discussão. Poderão haver vários motivos para que esses dados sejam o que são. O que eu espero é que neste tipo de situações haja coragem por parte dos árbitros, para dar 15 ou 20 minutos a mais no final do jogo. Há situações que não podemos passar por cima delas. Poderá haver um jogador no chão e não podemos deixar a equipa médica entrar. O árbitro é que tem de perceber. Não quero amarelos aos adversários ao minuto 90. Não vale a pena. Neste momento, quero acabar este tema como comecei. Pelo que conheço do Lito, nunca necessitou de anti-jogo para ser competitivo.

Receita para o Marítimo: Saber sofrer, paciência e inteligência. Para nós é exatamente a mesma coisa. Vamos ter momentos em que coletivamente teremos de ser fortes. Acredito que muito do que queremos para o jogo depende da paciência para fazer o jogo e precisamos de inteligência para avaliar pontos fracos e fortes do nosso adversário.

Antevisão: Após duas vitórias nas jornadas inaugurais frente a Sporting de Braga e Boavista, o FC Porto recebe este sábado, no seu reduto, o Marítimo.

Numa partida de dificuldade elevada para os grandes, os azuis e brancos vão tentar manter-se na senda vitoriosa, procurando somar mais três pontos.

Com algumas alterações na equipa, fruto de saídas, Conceição deverá mexer no seu onze, mas também comentar esta sexta-feira o sorteio da Liga dos Campeões que se realizou ontem.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a conferência do técnico azul e branco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório