FPF aceitou candidatura do Desportivo das Aves ao Campeonato de Portugal

SAD dos avenses inscreveu equipa no Campeonato de Portugal. Clube inscreveu-se nas distritais.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
04/09/2020 12:15 ‧ 04/09/2020 por Lusa

Desporto

Desportivo das Aves

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aceitou a inscrição de uma equipa sénior da SAD do Desportivo das Aves na próxima edição do Campeonato de Portugal, cujo sorteio decorre às 16:45 de hoje.

"Enquanto não finalizassem todos os prazos possíveis de recurso, a Liga de clubes não podia dar como certa a nossa descida na secretaria. Isso lá aconteceu e tivemos até quinta-feira para inscrever a equipa. O processo foi entregue e penso que está tudo bem", explicou à Lusa a acionista Estrela Costa, horas antes de ver o processo deferido.

A SAD do Desportivo das Aves falhou a regularização de salários ao longo da última temporada e consumou no relvado a descida ao segundo escalão, tendo reprovado os requisitos de licenciamento das provas profissionais de 2020/21 junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e dispensado o recurso para o Conselho de Justiça da FPF.

Face às rescisões unilaterais de 15 jogadores e das equipas técnicas dos plantéis principal e sub-23, a administração do chinês Wei Zhao acatou a despromoção por via administrativa ao Campeonato de Portugal e tem sido acompanhada pelo administrador judicial provisório António Dias Seabra, já que beneficia de um Processo Especial de Revitalização (PER).

"Temos duas pastas completamente diferentes. Uma refere-se ao Aves, que desceu, e temos essa ferramenta para nos ajudar a reestruturar o clube, apesar da perda de autonomia financeira. Contudo, continuamos em cima da gestão desportiva e estamos a trabalhar para formar uma equipa competitiva e começar os treinos", apontou.

Estrela Costa contabiliza 17 jogadores nos quadros da SAD dos nortenhos e preferiu aguardar pela divulgação do novo treinador, sabendo que as oito séries do terceiro escalão do futebol nacional vão arrancar à porta fechada em 20 de setembro, estando a FPF e os 96 clubes encarregues de avaliarem o risco de contágio pela covid-19.

"Todos estão expectantes para ver se realmente os prazos que estão a ser postos em cima da mesa serão cumpridos. Do nosso lado, estamos a unir esforços para nos revitalizarmos financeira, administrativa e desportivamente e levantar outra vez a Aves SAD. É aquilo que nos interessa neste momento e ao próprio clube também", frisou.

A administração de Wei Zhao tem um protocolo firmado com a direção de António Freitas para a utilização do Estádio do CD Aves, que "precisa de benfeitorias e manutenção, sobretudo ao nível do relvado", custos "muito caros para um clube em revitalização" e que levam a SAD a ponderar a mudança para outro recinto nos arredores de Vila das Aves.

"Não será boa solução jogarmos lá, porque é um estádio de uma dimensão brutal para a nossa dimensão atual. O assunto está com o departamento jurídico e o administrador do PER. Se ele nos alertar que esta despesa tem de ser revista, mudamos de relvado ou efetivamente de estádio", avisou a acionista maioritária da Galaxy Believers.

A empresa controla 90% dos nortenhos e viu na terça-feira o clube anunciar a inscrição de uma equipa sénior na II Divisão distrital da Associação de Futebol do Porto, cuja fase regular da Série 1 começa em 18 de outubro, com a receção ao Marechal Gomes da Costa, querendo "salvaguardar a honra e bom nome" face ao distanciamento da SAD.

"Somos mais ou menos o novo Belenenses. Não há uma separação, mas percursos completamente diferentes. O clube tem uma coletividade e nós temos uma sociedade desportiva. Claro que seria tudo mais favorável se tivéssemos um bom relacionamento. Seja como for, para nós conta muito pouco estar ou não com o clube", finalizou.

O elenco de António Freitas apresentou no Tribunal da Comarca de Santo Tirso ações de destituição e despejo dos órgãos sociais da SAD, estando a preparar uma assembleia-geral extraordinária, destinada a esclarecer os associados sobre a época 2020/21 e a situação financeira encontrada após o triunfo nas eleições de 27 de junho.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas