Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Uma final maldita para Conceição e que se tinge quase sempre de encarnado

Águias derrotaram dragões em quase todas as finais da Taça de Portugal. Rivais voltam a encontrar-se no derradeiro jogo da competição 16 anos depois, pela décima vez na história da 'prova rainha' do futebol luso.

Uma final maldita para Conceição e que se tinge quase sempre de encarnado
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/07/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Taça de Portugal

Benfica e FC Porto preparam-se para fechar a temporada em Portugal com a final da Taça de Portugal, que será disputada este sábado, dia 1 de agosto, no Estádio Cidade de Coimbra.

Este será o décimo encontro entre águias e dragões no derradeiro jogo da 'prova rainha' do futebol português, no qual o registo favorece, por completo, o emblema da capital portuguesa - nas nove finais anteriores, os encarnados levaram a melhor em... oito ocasiões.

Domínio encarnado numa final que não se disputa desde 2004

A última vez que Benfica e FC Porto se encontraram na final da Taça de Portugal remonta à temporada 2003/2004. No Estádio do Jamor, os encarnados, então liderados pelo espanhol José Antonio Camacho, bateram a formação de José Mourinho, dez dias antes de os azuis e brancos disputarem - e ganharem - a final da Liga dos Campeões, diante do Monaco.

Há 16 anos, o Benfica derrotou o rival por 2-1, com um golo de Simão Sabrosa no prolongamento, aos 104 minutos de jogo, e fez a festa no Estádio Nacional, confirmando a tendência: quando águias e dragões se defrontam no derradeiro jogo da prova, são (quase) sempre os encarnados que acabam a celebrar.

Finais da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto:

Temporada Resultado
1952/53 Benfica 5-0 FC Porto
1957/58 FC Porto 1-0 Benfica
1958/59 Benfica 1-0 FC Porto
1963/64 Benfica 6-2 FC Porto
1979/80 Benfica 1-0 FC Porto
1980/81 Benfica 3-1 FC Porto
1982/83 FC Porto 0-1 Benfica
1984/85 Benfica 3-1 FC Porto
2003/04 FC Porto 1-2 Benfica (após prolongamento)

Sérgio Concieção e a sina... das finais perdidas

Se o histórico não joga a favor do FC Porto, o que dizer do registo de Sérgio Conceição nas finais que disputou ao longo da carreira de treinador? Desde que trocou os relvados pelos bancos, o atual técnico do emblema da Invicta já disputou três finais, ao serviço de Sporting de Braga e FC Porto, e...perdeu-as todas. E sempre diante do Sporting.

Pelos minhotos, Conceição foi derrotado pelos leões nas grandes penalidades da final da Taça de Portugal de 2015. Já de azul e branco, o técnico portista não conseguiu levar de vencida a formação leonina nem na final da Taça da Liga, nem na final da Taça de Portugal de 2018/19, voltando a perder na decisão por penáltis para o conjunto lisboeta em ambas as ocasiões.

À quarta tentativa, Conceição irá, assim, tentar vencer aquela que seria a sua primeira Taça de Portugal na qualidade de treinador, ele que, como jogador, levantou o troféu em 1998, pelo FC Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório