Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica ou FC Porto? 'Robocop' e 'matador' anteveem a final da Taça

Domingos Paciência e Fernando Aguiar responderam a algumas questões sobre o embate final da temporada, entre FC Porto e Benfica.

Benfica ou FC Porto? 'Robocop' e 'matador' anteveem a final da Taça
Notícias ao Minuto

08:22 - 30/07/20 por Ruben Valente

Desporto Exclusivo

O último duelo da época entre Benfica e FC Porto está marcado para este sábado, às 20h45 (hora de Portugal Continental), no Estádio Cidade de Coimbra. Em jogo estará um dos troféus mais prestigiados do nosso país, a Taça de Portugal.

A equipa da Luz é a que mais vezes conquistou o troféu (26 vezes), enquanto o FC Porto venceu a Taça em 16 ocasiões. No entanto, cada Clássico é um jogo imprevisível, independentemente da história, das estatísticas e dos últimos confrontos.

Os dragões venceram os dois encontros frente ao Benfica para o campeonato e chegam a esta partida motivados pela conquista do título. Por outro lado, o Benfica vai querer redimir-se desses mesmos encontros e conquistar a Taça de Portugal juntando o troféu à Supertaça já conquistada esta temporada.

Quem pode fazer a diferença ou que surpresas podem existir no jogo deste sábado? O Desporto ao Minuto quis falar com dois históricos do futebol nacional que sabem o que é levantar a Taça de Portugal. Domingos Paciência e Fernando Aguiar fizeram as suas previsões e foram esclarecedores naquilo que cada equipa deve fazer para levar a melhor.

A possível figura do jogo

Domingos Paciência, antigo goleador dos dragões, quis seguir a "linha do campeonato" e acredita que "Tecatito Corona pode ser o grande destaque da final da Taça de Portugal".

Já Fernando Aguiar, que ficou conhecido pela alcunha de 'Robocop', é da opinião que o Benfica poderá fazer a diferença pelo coletivo. O antigo médio das águias prevê que será preciso um setor defensivo muito forte para que a equipa orientada por Nélson Veríssimo consiga sorrir no final do encontro

Surpresas no onze?

Um Clássico é, muitas vezes, sinónimo de surpresas. Os dois treinadores podem querer lançar um 'joker' que o adversário não espera, e foi nessa base que questionámos Domingos e Fernando Aguiar.

Para a antiga glória azul e branca, "a lesão de Uribe pode abrir espaço a uma surpresa no meio-campo" do FC Porto. Paciência acredita que um jovem pode ser aposta como titular e arrisca mesmo o nome de Vitinha: "Pode ser essa a surpresa lançada pelo Sérgio".

Quanto à equipa do Benfica, Fernando Aguiar aposta na titularidade de Rafa. Sem ser uma grande surpresa, o ex-futebolista acredita que o '27' das águias poderá fazer a diferença caso tenha a confiança de Nélson Veríssimo.

Fraquezas a explorar

Na opinião de Fernando Aguiar, "o FC Porto está muito forte mentalmente e, por isso, o Benfica terá de marcar cedo". O médio que venceu a Taça de Portugal pelos encarnados em 2003/04 acredita que um golo nos primeiros instantes da partida pode fazer toda a diferença no desfecho final do encontro.

"Se conseguir marcar cedo, o Benfica terá de explorar o FC Porto no contra-ataque", rematou Fernando Aguiar. 

Já Domingos Paciência, que como jogador levantou cinco vezes este troféu no Jamor, adianta que o segredo pode estar no aproveitamento das debilidades defensivas do Benfica.

"Têm demonstrado muita debilidade em termos defensivos. É uma equipa muito jovem, tem cometido muitos erros e é onde o FC Porto pode tirar alguma vantagem. É preciso aproveitar a permeabilidade que  o Benfica tem mostrado", analisou o treinador.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório