Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Rúben Amorim bate Keizer, mas não Silas no 'annus horribilis' do Sporting

Atual treinador leonino terminou a temporada com uma percentagem de triunfos de 54,5% na I Liga, o que o deixa logo atrás do antecessor.

Rúben Amorim bate Keizer, mas não Silas no 'annus horribilis' do Sporting
Notícias ao Minuto

07:18 - 28/07/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O Sporting deu, no passado sábado, por terminado aquele que foi autêntico 'annus horribilis', que culminou com a derrota na Luz, diante do Benfica, por 1-2, e consequente 'tombo' para a quarta posição da I Liga, imediatamente atrás do Sporting de Braga.

Esta foi a primeira vez desde a fatídica temporada 2012/13 (na qual registou um sétimo lugar, a pior posição em mais de 100 anos de história) que o clube de Alvalade termina fora do pódio, obrigando-o a disputar a terceira pré-eliminatória e (eventualmente) o playoff para chegar à Liga Europa.

Um desfecho bem abaixo das metas estabelecidas por Frederico Varandas, após uma época na qual o presidente leonino contou com, não um, não dois, não três, mas quatro treinadores, o último dos quais Rúben Amorim, por quem aceitou pagar dez milhões de euros ao Sporting de Braga.

O antigo internacional português entrou com o 'pé direito' em Alvalade, ao vencer cinco dos seis primeiros encontros oficiais ao leme da equipa, mas acabou por vacilar na hora da verdade, e perdeu pontos nas três últimas jornadas, diante de Vitória FC (empate), FC Porto e Benfica (derrotas).

Se tivermos em conta apenas os jogos disputados pelos quatro treinadores do Sporting na presente temporada do campeonato nacional - a única prova na qual todos estiveram presentes - o 'vencedor' do melhor registo vai para... Jorge Silas.

O homem escolhido por Frederico Varandas para suceder a Marcel Keizer, no final de setembro de 2019, somou dez triunfos em 17 jornadas, o que significa uma percentagem vitoriosa de 58,8%, ao passo que a de Rúben Amorim foi de 54,4%.

O holandês, que recebeu um voto de confiança por parte do presidente leonino depois de, na temporada passada, ter conquistado a Taça de Portugal e a Taça da Liga, deixou Alvalade após apenas quatro jornadas jogadas - das quais venceu duas - ao passo que Leonel Pontes não chegou, sequer, a registar qualquer triunfo.

  Jogos Vitórias Empates Derrotas
Marcel Keizer 4 2 (50%) 1 (25%) 1 (25%)
Leonel Pontes 2 0 (0%) 1 (50%) 1 (50%)
Jorge Silas 17 10 (58,8%) 1 (5,9%) 6 (35,3%)
Rúben Amorim 11 6 (54,5%) 1 (9,1%) 4 (36,4%)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório