Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Famalicão-Benfica: Adivinha-se duelo intenso por uma vaga no Jamor

Pontapé de saída agendado para as 20h45.

Famalicão-Benfica: Adivinha-se duelo intenso por uma vaga no Jamor
Notícias ao Minuto

07:48 - 11/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Famalicão e Benfica defrontam-se, esta terça-feira, para jogar a 2.ª mão das meias finais da Taça de Portugal. Depois de uma vitória dos encarnados na Luz (3-2), há precisamente uma semana, há novo embate entre ambas as equipas que prometem lutar até ao fim por uma vaga na final do Jamor

Ambas as formações chegam a esta partida depois de terem averbado uma derrota no fim de semana, em jogos do campeonato, sendo que o caso dos famalicenses é mais grave, uma vez que se trata de uma goleada sofrida ante o Vitória SC. 

Apesar dos desaires, João Pedro Sousa e Bruno Lage garantem que isso não irá ter peso no jogo. Pelo meio trocaram elogios e deixaram a certeza de que só pensam em assegurar um lugar na final da prova rainha. 

O pontapé de saída está agendado para as 20h45. 

João Pedro Sousa em discurso direto 

Importância de jogar no Jamor: "É um dia muito especial, já disputei a final e venci, mas não é só o jogo. O dia vive-se de forma diferente, começando logo de manhã com os piqueniques. É uma prenda que queríamos dar aos adeptos e à cidade, é um dia inesquecível."

O que esperar do Benfica?: "Espero um Benfica forte como tem sido nos últimos meses. Por experiência própria sei que os clássicos provocam danos mentais e físicos, foi a pensar nisso que fizemos a gestão que fizemos, mas o Benfica também pode gerir. Por isso consideramos que jogue quem jogue será um Benfica forte. Temos de os impedir de nos envolver, de usar corredores, temos de ter mais cuidado. Por outro lado, não é segredo para ninguém a forma como o Famalicão joga."

Jogo da primeira mão: "O que ficou para trás, ficou. É certo que na primeira mão podia ter sido um resultado mais positivo, mas temos as nossas armas, podemos eliminar uma equipa tão forte, porém temos de estar num dia positivo. Marcar e não sofrer não deixa de ser tarefa complicada, o Benfica marca nos jogos quase todos, mas queremos ir à final. Temos que ser hiper competentes frente a uma equipa forte e poderosa."

Bruno Lage em discurso direto 

O que se destaca no Famalicão: "Tem uma dinâmica muito forte. Coloca muita gente à frente da linha da bola, gente com qualidade na construção. Joga em 4-3-3 e os dois médios jogam na profundidade e na largura. Por vezes, olhamos para os corredores e temos um lateral, um médio e um ala. São dinâmicos pouco casuais que teremos de contrariar. É uma equipa muito competente em termos de construção. Nos dois jogos em casa tentámos anulá-los. Curiosamente, o primeiro golo deles surge quando estamos organizados e com muita gente atrás da linha da bola. Por isso, acho que temos de manter o que temos vindo a fazer."

Benfica demasiado previsível?: "Não, há o outro lado da questão: em termos ofensivos não somos previsíveis. Entre novembro e dezembro, senti isso. Mas agora, em termos ofensivos a consegue reinventar-se. Durante um ano, conseguimos esconder os nossos problemas. Agora esses problemas são mais visíveis porque dão golos. Temos pontos onde somos menos bons, que escondemos por muito tempo. O trabalha passa por ser o mais competente possível em todos os momentos. Não havendo espaço no campo, há espaço no auditório, para ver vídeos, o que também é muito importante. É importante perceber o que correu menos bem em cada jogo, independentemente do resultado. Vejam a importância que o Rúben Dias tem tido no momento de construção, no ano passado não tinha. Sentimos esse crescimento há três ou quatro meses, mas agora é mais visível porque as jogadas acabam em golo. Se não é uma assistência, é o passa antes."

Importância das derrotas de Benfica e Famalicão antes da Taça: "Acho que não tem peso. São competições diferentes, as equipas encontraram-se há cerca de uma semana. São jogos diferentes, esta vantagem de 3-2 não nos dá garantias de nada. Sinto uma vontade enorme de voltar a jogar bem, principalmente sem bola, porque com bola a equipa tem estado bem. O nosso jogo ofensivo tem uma qualidade inegável. A forma como marcamos dois golos no Dragão deixa-nos satisfeitos, não é fácil. Mas depois há o outro lado, sofremos três golos. Nos últimos dez marcar dois golos no Dragão é sinónimo de pontos. Nos últimos quatro anos marcou-se quatro vezes dois golos, e esta equipa fê-lo em duas ocasiões. Quem marca dois golos naquele estádio tem de sair de lá com pontos."

Últimos resultados 

Famalicão: DDEDE

Benfica: DVVVV

Últimos onzes 

Famalicão: Defendi; Lionn; Roderick, Cissé; Centelles; Gustavo Assunção, Guga, Ofori; Rúben Lameiras, Walterson e Anderson. 

Benfica: Odysseas; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias, André Almeida; Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa; Chiquinho e Carlos Vinícius.

Ausentes 

Famalicão: Anderson (castigado)

Benfica: Gabriel, Jardel e André Almeida (lesionados

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório