Benfica volta a pedir árbitros estrangeiros para momento "perigoso"

Clube da Luz aponta o dedo ao FC Porto pela criação de "um clima de coação e ameaça sobre os árbitros portugueses e as suas famílias".

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
10/02/2020 12:50 ‧ 10/02/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

I Liga

O Benfica fez, esta segunda-feira, uso da newsletter News Benfica para reforçar o pedido feito na véspera à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga Portugal, a propósito da "nomeação de árbitros estrangeiros", não só para os seus próprios jogos, como também para os do FC Porto até ao final da presente temporada.

O clube da Luz justifica este pedido com a existência de "um clima de coação e ameaça sobre os árbitros portugueses e as suas famílias que está em crescendo", e dá como exemplo "declarações constantes de pressão e insinuações de dirigentes" do rival.

"Aquela imagem de insufláveis gigantes, não só do Benfica, mas sobretudo do árbitro, pendurados no viaduto, diz tudo e expressa bem a hipocrisia de quem depois fala em ofensas a árbitros portugueses", pode ler-se na nota.

O Benfica passa, então, a enumerar os episódios registados "ao longo desta semana, num espetáculo indigno que se repete há vários anos": "Vimos sucessivas declarações de responsáveis do FC Porto a condicionarem e a ameaçarem as equipas de arbitragem e em especial a que fosse ao seu estádio.Vimos diversas Casas do Benfica a serem vandalizadas em diversas localidades apenas porque nessa semana havia um FC Porto-Benfica".

"Vimos adeptos de um clube que pacificamente foram festejar a chegada da sua equipa, serem atacados por uma espécie de gangues ou milícias organizadas que previamente usaram as redes sociais para ameaçarem a integridade física desses mesmos adeptos. Vimos ser lançado, durante a madrugada, fogo de artifício junto do hotel da equipa do Benfica como forma de prejudicar o normal descanso dos jogadores, numa prática tradicional de uma espécie de boas-vindas à sua imaginária 'Sicília'", prossegue.

"Vimos, no dia do jogo, faixas com insultos e ameaças, e num espetáculo dantesco e degradante numa tradicional imagem de estados de narcotráfico, pendurados sob um viaduto como que enforcados, insufláveis gigantes equipados à Benfica e à equipa de arbitragem, numa espécie de mensagem de morte e condicionamento sobre tudo e todos, de quem se sente impune e gozando de um estatuto de intocável", completa.

Tudo isto leva o Benfica a defender que este se trata de um momento "particularmente perigoso": "E é em nome da defesa da integridade dos árbitros e das suas famílias que apelamos a uma reflexão séria da nossa proposta, inclusive prevista nos regulamentos desde 2016.O resto é fingir que nada se passa e fingir que o que se passou é normal".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Doença de Crohn interrompe carreira de andebolista português

Andebol

Doença de Crohn interrompe carreira de andebolista português

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas