Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Lituânia-Portugal: Embalar para o Euro com a liderança na mira

O LFF Stadium, em Vilnius, recebe, esta terça-feira, o quarto duelo da equipa das quinas no Grupo B. Em caso de vitória, a líder Ucrânia ficará a apenas cinco pontos de distância.

Lituânia-Portugal: Embalar para o Euro com a liderança na mira

Depois de conquistar a primeira vitória na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020, diante da Sérvia, por 4-2, a seleção portuguesa visita, esta terça-feira, a Lituânia, em busca de encurtar a distância para a líder do Grupo B, a Ucrânia.

Em caso de novo triunfo, a equipa das quinas ficará a apenas cinco pontos do primeiro lugar, mas com um jogo a menos, o que significa que poderá vislumbrar o 'trono' já na próxima pausa, agendada para o início de outubro.

O encontro será disputado em relvado sintético, mas Fernando Santos deixou bem claro, na véspera, que isso não servirá como desculpa, até porque "isto é uma final e as finais são para ganhar".

Do outro lado estará, de resto, o 'lanterna vermelha' deste grupo. A Lituânia leva apenas um ponto em quatro jornadas, conseguido na receção ao Luxemburgo, tendo perdido na deslocação a Arlon e nos jogos com Sérvia e Ucrânia.

O Lituânia-Portugal, disputado no LFF Stadium, em Vilnius, será ajuizado pelo holandês Bas Nijhuis, e tem pontapé de saída agendado para as 19h45.

Treinadores em discurso direto

Valdas Urbonas

Portugal: Existe uma grande emoção por defrontar Portugal. A minha equipa está muito motivada. Será muito interessante defrontar uma das melhores equipas do mundo. Queremos fazer um bom jogo.

Importância do jogo: Não é comum recebermos equipas como Portugal. Estes jogos não são muito comuns no nosso país. Estamos a trabalhar para encontrar a melhor estratégia para conseguir parar Portugal, mas primeiro está a nossa equipa, o nosso tipo de jogo, e queremos criar problemas a Portugal.

Lesões: Só amanhã [terça-feira] é que vou saber que jogadores posso utilizar. Vou tentar apresentar uma equipa competitiva, que consiga surpreender Portugal.

Fernando Santos

Relvado sintético: Isto é uma final e as finais são para ganhar. Não há indicações para meter ou não meter o pé. Eles têm é que jogar e ganhar. Não vamos entrar nessa especulação. A melhor resposta que posso dar é que queremos conseguir fazer o mesmo que nas Ilhas Faroé, com muito respeito pelo adversário, sabendo que, do lado contrário, teremos onze jogadores com muita disponibilidade para conseguir o feito de fazer um bom resultado contra Portugal.

LituâniaÉ uma equipa que trabalha bem, é bem organizada, e, em condições naturais, procura explorar os ataques rápidos, o que é perfeitamente normal. Se tiver espaço para jogar, como qualquer equipa, pode causar problemas. Compete-nos não permitir que a Lituânia não cresça no jogo e acredite.

Aspetos a melhorar: Há sempre aspetos a melhorar em todos os jogos, especialmente numa equipa que treina dois dias de dois em dois meses. Há muitos aspetos a melhorar, mas não há dias para trabalhar. Não vamos fazer nenhum treino para melhorar o que quer que seja. Há que falar com os jogadores e corrigir alguns aspetos, como fazemos sempre.

Últimos 'onzes'

Lituânia: Zubas; Vorobjovas, Palionis, Girdvainis, Mikoliunas; Simkus, Zulpa, Matulevicius; Golubickas, Verbickas e Cernych.

Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro; Danilo, William, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

Últimos resultados

Lituânia: D-E-E-D-D

Portugal: E-E-V-V-V

Ausências

LituâniaArvydas NovikovasJustinas Marazas, Karolis ChvedukasVaidas Slavickas (lesionados).

Portugal: Nélson Semedo (em dúvida).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório