Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Benfica nos ‘oitavos’ da Liga Europa sem passar da estaca zero

Águias não desataram o nulo na segunda mão dos 16-avos de final, mas jogo da Turquia chegou para descobrir o vencedor da eliminatória.

Resumo: Não foi preciso fazer elevados voos, nesta quinta-feira, para a águia seguir viagem para os oitavos de final da Liga Europa. Os trabalhos de maior dificuldade já tinham sido operados em Istambul, onde o Benfica derrotou o Galatasaray, por 2-1.

No duelo da segunda mão dos 16-avos de final, o Benfica não passou da estaca zero, afinal o nulo bastou para os encarnados saborearem tranquilamente a segunda parte da eliminatória e ‘carimbarem’ o passaporte para a próxima fase da competição.

Benfica embalou com a ‘arpa’ de Florentino

O treinador Bruno Lage operou três alterações em relação ao último encontro do campeonato nacional, diante do Desportivo das Aves: Florentino, Gedson e Cervi entraram para os lugares de Samaris, Gabriel e Rafa.

E o menino Florentino que realizou o seu primeiro jogo no Estádio da Luz, depois da estreia a titular em Istambul, mereceu vários apontamentos num bloco de notas que pouca coisa teve a registar na etapa inicial da Luz.

Se o Galatasaray foi totalmente inofensivo e não criou qualquer ocasião de golo em 45 minutos, o Benfica dispôs de três flagrantes oportunidades para ‘explodir’ o inferno da Luz: aos 7’ por Cervi, aos 35’ Marcão ia introduzindo a bola no interior da sua baliza, na sequência de uma jogada fenomenal de Seferovic e, por fim, Pizzi aos 42’.

Uma jogada que começou a ser construída pela visão de lince de Florentino, que serve a ‘redondinha’ para João Félix e este distribui para o bragantino Pizzi que disparou para a fenomenal defesa de Muslera.

Sentença assinada antes do jogo começar

A etapa complementar trouxe um Galatasaray renovado, mais perigoso e mais próximo da baliza de Vlachodimos, todavia a pressão encarnada não deixou de fazer sombra aos pupilos de Fatih Terim.

Aos 53’, Seferovic protagonizou um excelente lance individual, mas daqui não resultou qualquer ‘chocolate’ para os encarnados saborearem. Aos 62’ a Luz disparou nas pulsações, resultante a de dois golos anulados: um em cada baliza.

Se o árbitro acertou em ambas as decisões, borrou a pintura logo a seguir por não assinalar uma grande penalidade a favor do Benfica, aos 66’, e não ter validado um golo limpo aos turcos, aos 83’.

Gabriel, Rafa e Jonas ainda foram a tempo de acrescentar algum tempero a um jogo que já tinha a sua sentença assinada, desde o dia 14 de março, em Istambul.

Relato do jogo

90+3' - TERMINA O ENCONTRO! Benfica segue viagem para os oitavos da Liga Europa, apesar do nulo no marcador!

90+3 - Cartão amarelo para Jonas.

90' - Três minutos de compensação!

85' - Golo do Galatasaray... árbitro invalida por fora de jogo! Mas foi mal anulado!

83' -  Alteração no Galatasaray: saem Onyekuru e Feghouli, entram Akbaba e Akgun.

83' - Alteração no Benfica: sai Pizzi e entra Gabriel.

Estão 49.545 espetadores no Estádio da Luz!

78' - Alteração no Galatasaray:  entra Gumus e sai Don.

76' - Jonas faz um túnel e remata à figura de Muslera.

75' - Alteração no Benfica: entra Jonas e sai João Félix.

66' - Rúben Dias cai na área e fica a pedir falta. Havia motivo para ser assinalada grande penalidade!

63' - Agora é o Benfica a marcar, por intermediário de Pizzi, mas lance já estava interrompido.

63' - Golo anulado ao Galatasaray... Belhanda está fora de jogo. Que perda de bola de Gedson!

62' - O QUE DESPERDIÇA JOÃO FÉLIX! Canto batido por Pizzi ao segundo poste, aparece Ferro para um primeiro desvio e João Féliz à boca da baliza a atirar para fora!

59' - Alteração na Luz: saída de Franco Cervi, para a entra de Rafa.

56' - Contra-ataque do Galatasaray e é Grimaldo a evitar males maiores.

Bela estreia de Florentino na Luz

53' - SEFEROVIC! Excelente lance individual do suíço, mas o cruzamento volta a ser interceptado.

48' - Remate de Feghouli... por cima da baliza de Vlachodimos.

46'- Arranca o segundo tempo na Luz. 

45+1' - Intervalo na Luz (0-0). Águias seguem em frente, devido ao resultado da primeira-mão, em Istambul (2-1).

45' - Um minuto de compensação!

42' - QUE DEFESA DE MUSLERA... E QUE JOGADA DO BENFICA! Só falhou a finalização de Pizzi! Jogada construída por Florentino, que arquiteta o lance com João Félix, este passa para Pizzi... mas o médio permite a intervenção ao guardião uruguaio!

41' - Remate de Pizzi... mas ao lado da baliza de Muslera! O bragantino pega mal na redondinha!

Ferro em destaque nesta primeira parte na Luz.

35' - BENFICA TÃO PERTO DO GOLO! A bola não entra por um triz.... Seferovic ligou o turbo pelo corredor esquerdo, operou o cruzamento e Marcão ia fazendo um desvio mortal para dentro da sua baliza!

28' - Seferovic cai na área. Árbitro considera jogo perigoso do avançado suíço sobre Marcão.

27' - Galatasaray ganha o primeiro canto do jogo, à passagem do minuto 27, após uma excelente jogada de Feghouli.

O que Gedson já fez de melhor.... e de pior, nesta altura do encontro.

21' - Entrada fora de tempo de Christian Luyindama sobre Rúben Dias. 

17' - Cruzamento de João Félix que, após 'cegar' o adversário' , queria deixar a 'redondinha' para a cabeça de Ferro. Foi por um triz que não chegou o central das águias.

Galatasaray assume a posse do esférico, mas num futebol que não se traduz em ocasiões de perigo para a baliza das águias.

7' - Rápido contra-ataque do Benfica, com Pizzi, já na projeção da grande área encarnada, a cruzar rasteiro para  Cervi que rematou ao lado da baliza de Muslera!

5' - Livre cobrado por Pizzi... por cima da baliza e a ganhar muita altura.

4' - Falta dura de Marcão sobre Cervi na esquina da grande área. Amarelo para o jogador do Galatasaray. Livre perigoso para o Benfica!

2' - Cervi aparece na cara de Muslera, mas na consrução da jogada ofensiva do Benfica houve falta de Seferovic sobre o adversário.

1' - Já começou o encontro no Estádio da Luz!

- Equipas já estão perfilas no relvado do Estádio da Luz. Tudo a postos para este Benfica-Galatasaray. As águias venceram na primeira mão, em Istambul, por 2-1.

Juventus, Manchester City, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Everton, Manchester United, Inter Milão, Atlético Madrid, Milan, Sevilha, Arsenal e Valladolid têm espiões na Luz.

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Florentino, Gedson e Cervi, Seferovic e João Félix.

ONZE DO GALATASARAY: Muslera; Mariano Ferreira, Luyindama, Marcão e Nagatomo; Donk, Belhanda e Ndiaye; Feghouli, Diagne e Onyekuru.

Bruno Lage quer encarrilar a sua 11.ª vitória consecutiva, em 12 jogos de águia peito, todavia, mais importante do que isso, assegurar um lugar nos oitavos de final da Liga Europa.

O Benfica realiza esta quinta-feira no Estádio da Luz o quinto jogo frente aos turcos do Galatasaray (duas vitórias para cada uma das formações), após o 2-1 alcançado no jogo de ida dos 16-avos de final há uma semana.

Fatih Terim já avisou que não tem nada a perder nesta eliminatória e sublinhou na conferência de imprensa que está precavido para as alterações que Bruno Lage possa fazer no onze.

Não perca todas as notícias do Benfica no Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório