Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Mourinho até montou PowerPoint, mas o Barcelona preferiu Guardiola

Ex-presidente do clube catalão lembra que Cruyff foi um dos principais 'apoiantes' do agora treinador do Manchester City.

Mourinho até montou PowerPoint, mas o Barcelona preferiu Guardiola
Notícias ao Minuto

10:42 - 20/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Documentário

A cadeia televisiva espanhol Movistar Plus emitiu, esta quarta-feira, o documentário “Take the Ball, Pass the Ball”, onde são repassados alguns dos maiores êxitos conseguidos por Pep Guardiola ao serviço do Barcelona.

E, pelo meio, é revelado que, em 2008, aquando da saída de Frank Rijkaard do comando da equipa principal, a direção blaugrana esteve indeciso entre o agora treinador do Manchester City e… José Mourinho.

Joan Laporta, então presidente do clube, lembra que, na estrutura, houve quem disse que o português era o homem ideal para o cargo, já que era necessário “um treinador resultadista”, pelo destacou Marc Ingla para reunir com ele.

“Mourinho já tinha um grande nome no Chelsea e estava livre. Naquele momento, utilizava o 4x3x3 e preparou-nos um PowerPoint com desenhos táticos dos jogadores e os típicos movimentos. Estou certo de que teria tido êxito no Barça”, lembrou o antigo vice-presidente dos catalães.

Foi então que surgiu o nome de Guardiola, apontado pelo eterno Johan Cruyff. O antigo jogador estava, na altura, no comando técnico das camadas jovens, mas o trabalho apresentado acabou por convencer a direção, conforme relata Laporta.

“Éramos muito fiéis àquela filosofia cruyffista de entender o futebol. Perguntei ‘Veem-no preparado?’. O Txiki [Beguiristain] disse-me que sim, e o Johan [Cruyff] também. Reviam-se muito no Pep”, afirmou.

“Quando o representante de Mourinho [Jorge Mendes] me ligou e disse ‘Ouve, vais contratar o Mourinho para treinador ou não? Porque estão-me a dizer que sim, e tu sabes que, se o queres, é só falarmos’. Eu disse-lhe ‘Ouve, Jorge, não. Vai ser o Pep Guardiola’”, rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório