Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crise de defesas deixa Vitória com 'saudades' de Luisão

Treinador do Benfica enfrenta problemas na defesa. Jardel lesionou-se diante do Chaves e Conti acabou por ser expulso na mesma partida.

Crise de defesas deixa Vitória com 'saudades' de Luisão
Notícias ao Minuto

08:13 - 30/09/18 por Ruben Valente

Desporto Defesa

É uma das maiores dores de cabeça para Rui Vitória. O azar bateu à porta dos encarnados e, depois do encontro frente ao Desportivo de Chaves (2-2), as contrariedades no eixo defensivo são bem visíveis.

Jardel lesionou-se logo no início da partida frente aos flavienses (minuto 16) e foi substituído por Conti. O central argentino fez dupla com Rúben Dias, mas… acabou por ser expulso.

Ora, frente ao AEK, na próxima terça-feira, em Atenas, Rui Vitória lançará, muito provavelmente, Conti. Contudo, no Clássico diante do FC Porto, de dia 7 de outubro, o técnico das águias fica com menos hipótese de escolha, uma vez que Conti vai cumprir castigo.

Luisão ainda seria necessário?

Para o jogo com o FC Porto, se Jardel não recuperar, Rui Vitória tem apenas dois centrais disponíveis: Rúben Dias e Cristian Lema. O argentino de 28 anos chegou esta época ao plantel encarnado e ainda não fez a sua estreia.

Lançar Lema no onze inicial no Clássico será sempre um risco. Apesar de experiente, o central chegou do campeonato argentino e nunca jogou num palco europeu. Além disso, as rotinas na defesa encarnada são poucas ou nenhumas, e isso poderá ser algo a explorar pelo ataque do FC Porto.

Estes fatores levam-nos, portanto, a questionar? Até pelo contexto, visto que Luisão anunciou a reforma esta semana, será que o central brasileiro não era o indicado para receber o FC Porto, na Luz, ao lado de Rúben Dias? Ninguém adivinha o futuro, é certo, mas será que se Rui Vitória antecipasse este problema, tentaria que Luisão cumprisse o seu contrato até final?

Uma nova estrela pode emergir

Caso Rui Vitória não opte por utilizar Lema no encontro da 7.ª jornada da I Liga frente ao FC Porto, há vários nomes que estão prontos a dar o salto. Francisco Ferreira, ou Ferro como é conhecido, é apontado à primeira equipa há alguns meses e pode ser desta que o jovem de 21 anos seja aposta.

Ferro é um dos habituais titulares da equipa B do Benfica e conta já com cinco jogos esta temporada. Além disso, é um central que merece a confiança das seleções mais jovens de Portugal. No total, o jovem das águias conta já com 51 internacionalizações desde os sub-17 até aos sub-21.

Mas Ferro não é o único a ‘reclamar’ por um lugar no eixo da defesa encarnada. Também Kalaica é um jogador a ter em conta. O croata chegou ao Benfica em 2016 e é, neste momento, com Ferro, o central titular da equipa B das águias. O jovem de 20 anos já fez a estreia na equipa principal e não passou, de todo, despercebido.

Em 2016/17, Kalaica fez dupla com Lisandro López na defesa do Benfica, num encontro frente ao Boavista, que terminou empatado a dois golos. E foi precisamente o central croata que, aos 90 minutos, evitou a derrota do clube da Luz no Bessa.

Rúben Dias, um exemplo a seguir

Estreou-se em 2017 e já leva 41 jogos pelo Benfica. Assumiu-se como fundamental no eixo da defesa e já é um dos centrais com mais pretendentes na Europa. Rúben Dias conseguiu também estrear-se na Seleção Nacional e foi chamado ao Mundial. E se recuarmos atrás no tempo, percebemos que o jogador das águias, agora com 20 anos, estreou-se no Benfica porque… Lisandro López se sentiu indisposto.

Não havia mais nenhum central disponível e, da opção de recurso, Rúben Dias rapidamente passou a ser fundamental. Decidido e seguro, o central encarnado mostrou argumentos para permanecer no onze e Rui Vitória continuou a sua aposta.

É então uma situação semelhante a que se vive atualmente no Benfica. Com poucas opções, ou melhor dizendo, só com Lema, Rui Vitória pode optar por lançar mais um jovem na equipa e logo num teste de fogo, frente ao rival de sempre, o FC Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório