Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 20º

FourFourTwo: "Uma época de loucos termina com um final sangrento"

A revista de futebol Fourfourtwo decidiu fazer uma longa peça sobre os conflitos entre jogadores, presidente, meios de comunicação social e adeptos que tornaram a época de 2017/2018 um verdadeiro carrossel para o Sporting... um leão que ainda tem uma final da Taça de Portugal para jogar este domingo.

FourFourTwo: "Uma época de loucos termina com um final sangrento"

A FourFourTwo decidiu fazer uma longa peça sobre a atual situação do Sporting. A prestigiada revista de futebol começa por retratar os terríveis acontecimentos de terça-feira.

"A cerca de 30 km a leste de Lisboa, entre os carvalhos do empoeirado campo de Alcochete, encontra-se o complexo de treinos do Sporting. Uma academia de futebol que adquiriu fama mundial após consagrar dois vencedores da Bola de Ouro entre os seus antigos jogadores: Luis Figo e Cristiano Ronaldo".

"Na tarde desta terça-feira, 15 de maio, enquanto a equipa principal preparava-se para treinar antes da final da Taça de Portugal, no domingo, contra o Desportivo das Aves, a tranquilidade habitual do ambiente bucólico foi súbita e violentamente quebrada por um grupo de 50 ultras do Sporting, de cara tapada, e acompanhados com barras de metal e tacos de madeira. Hooligans que foram diretamente para os balneários da equipa principal e atacaram o técnico do clube, Jorge Jesus, os seus assistentes, os jogadores e outros funcionários. A estrela Bas Dost terminou com ferimentos na cabeça. Logo depois, imagens chocantes das feridas do holandês e dos balneários cobertos por fumaça começaram a circular na internet".

Todavia o relato da FourFourTwo recua ao dia em que o Sporting saiu derrotado da Madeira, diante do Marítimo, arredando assim a possibilidade de chegar à Liga dos Campeões na próxima temporada.

"Pouco depois do apito final na Madeira, os jogadores do Sporting foram alvo de protestos e insultos de alguns adeptos do clube", referiu este órgão de comunicação, acrescentando de seguida declarações de Bas Dost após as agressões de que foi vítima na Academia de Alcochete.

"O choque foi partilhado por todo o país. O governo organizou apressadamente uma conferência de imprensa condenando o ataque, dizendo que a violência não tinha lugar no desporto e garantindo segurança reforçada na final da Taça".

No final da noite, centenas de fãs do Sporting foram até ao estádio Alvalade para deixar claro que os jogadores são os verdadeiros apaixonados do clube, repugnando o ataque com enormes faixas de Dost e a bandeira da Holanda".

Presidente no olho da "tempestade"

Este é um dos subtítulos da longa peça dedicada ao Sporting, com o FourFourTwo a reforçar que o clube de Alvalade é manchete pelas razões erradas.

"Também é impossível dissociar os problemas do seu exímio presidente, Bruno de Carvalho, ele próprio antigo integrante da Juve Leo, grupo que se acredita estar por detrás do ataque desta terça-feira".

Sendo que o FourFourTwo faz ainda um breve contexto sobre o atual presidente dos leões. "Carvalho foi levado ao poder nas eleições de março de 2013, devido à promessa de tornar o Sporting relevante novamente, após anos a viver nas sombras de FC Porto e Benfica".

"Os seus métodos de confronto feroz levaram a um maior antagonismo entre os leões e os rivais da cidade que acusa de suborno e corrupção quase diariamente".

"A inimizade entre os clubes chegou a níveis sem precedentes, e em 2017 um adepto italiano da Fiorentina, com ligações ao Sporting, foi morto nas vésperas do dérbi de Lisboa".

"Há sempre uma subida de tensão entre os principais clubes de Portugal, mas as perpétuas suspeitas e as constantes acusações de corrupção alimentaram uma animosidade cada vez mais amarga e levaram a um clima especialmente tóxico nos últimos tempos. Os detratores de Carvalho culpam o presidente do Sporting por fomentar uma atmosfera explosiva".

"No entanto, essa visão é (ou pelo menos foi) considerada excessivamente simplista e geralmente não compartilhada pela maioria dos fãs do desporto. Os apoiantes de Bruno de Carvalho apoiam fervorosamente a sua intrépida cruzada para derrubar o status quo, insistindo que os media pró-Benfica fazem dele o bode expiatório de todos os males do futebol português".

A FourFourTwo recupera os acontecimentos que ocorreram depois da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, na sequência da derrota por 0-2 diante do Atlético de Madrid. Bruno de Carvalho reclamou "ferozmente" com a atitude dos jogadores nesse encontro.Bruno de Carvalho acusou os jogadores de agirem como crianças mimadas e imediatamente suspendeu todos eles. Apanhado no fogo cruzado, o técnico Jorge Jesus tentou mediar, dando todo o seu apoio público aos jogadores, ao mesmo tempo que se recusava a criticar abertamente o presidente.Seguindo-se uma paz e um impasse desconfortável entre os dois.

"Na segunda-feira, uma série de reuniões de emergência foi realizada entre Bruno de Carvalho, o treinador e os jogadores, com rumores sugerindo inicialmente que Jesus tinha sido suspenso. O presidente imediatamente criticou esses relatos, confirmando que Jesus iria assumir o comando da equipa na final da Taça, e novamente atacou os media, acusando-os de inventar histórias para minar o clube".

"Na sequência da bomba que ocorreu no dia seguinte, em Alcochete, esse dinheiro poderia ser insignificante em comparação com as consequências do ultra-ataque. A imprensa tem sido repleta de histórias sugerindo que os jogadores estão legalmente dentro dos seus direitos de sair dos seus contratos devido a condições inseguras de trabalho para exercer sua profissão".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório