Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ilustrador espanhol Isidro Ferrer expõe em Lisboa

O autor espanhol Isidro Ferrer inaugura na quinta-feira uma exposição no Museu da Farmácia, em Lisboa, com as ilustrações que fez para o livro 'Los Sueños de Helena', do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Ilustrador espanhol Isidro Ferrer expõe em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:30 - 21/03/18 por Lusa

Cultura Arte

Com curadoria de Ju Godinho e Eduardo Filipe, a obra 'Os sonhos de Helena' recupera ilustrações feitas em papel com vários materiais, incluindo objetos de madeira, para uma coletânea de 24 textos que Eduardo Galeano publicou em 2011 - quatro anos antes de morrer -, pela editora espanhola Libros del Zorro Rojo.

"Comunicador por excelência, [Isidro Ferrer] tem o dom de transfigurar materiais e objetos, convertendo-os em mensagem: da metamorfose à metáfora", afirmam os curadores em comunicado.

As ilustrações estarão suspensas a partir de uma instalação de cinco camas elevadas a três metros de altura, num trabalho expositivo de Pedro Cabrito e Isabel Dinis.

Na exposição 'Sonhos de Helena', que ficará patente até 30 de junho, foi ainda incluído um conjunto de esculturas em madeira, representando animais imaginários, feita para uma campanha de comunicação de uma empresa de iluminação.

Na quinta-feira, a propósito da inauguração da exposição, Isidro Ferrer fará uma conferência intitulada 'Al pan, pan, y al vino pan', sobre o processo criativo.

Isidro Ferrer já expôs algumas vezes em Portugal, nomeadamente em Lisboa, Cascais, Matosinhos e Ílhavo.

Considerado um dos mais criativos ilustradores e designers espanhóis, Isidro Ferrer, nascido em Madrid, em 1963, é formado em arte dramática e cenografia, trabalhou em teatro, mas foi em comunicação e design gráfico que mais desenvolveu o caminho artístico, a partir da década de 1980.

Tem vários livros publicados, alguns dos quais premiados, e quase todos inéditos em Portugal, nomeadamente 'Una casa para el abuelo', com texto de Grassa Toro, 'Un jardín', de María José Ferrada, e 'A melrita', de Antonio Ruibo, pela Kalandraka.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório