Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Curta-metragem 'Carga' vence Leiria Film Fest

O filme 'Carga', de Luís Campos, venceu hoje o prémio de melhor curta-metragem de ficção nacional na quarta edição do Leiria Film Fest, a mais concorrida de sempre do festival.

Curta-metragem 'Carga' vence Leiria Film Fest
Notícias ao Minuto

23:00 - 17/03/18 por Lusa

Cultura Cinema

Filmada numa vila piscatória em Cortegaça e também em Esmoriz, a curta-metragem retrata o drama de dois rapazes que são forçados a participar num esquema de tráfico de substâncias ilícitas.

Esta foi a edição mais concorrida de sempre do Leiria Film Fest, com o público a esgotar a lotação do Teatro Miguel Franco para assistir às várias secções competitivas.

Ainda na ficção, o filme premiado foi 'It's just a gun', do norte-americano Brian Robau, que filmou a problemática da posse de armas nos Estados Unidos da América.

Entre os documentários, o Leiria Film Fest distinguiu a nível nacional 'Norley y Norlen', filmado em Cuba e realizado por Flávio Ferreira. A nível internacional, ganhou a belga Nicola Stephanie Sangs com 'Apnoe'.

Na animação, o prémio nacional foi para 'Última chamada', de Sara Barbas, enquanto 'Parfum fraise', da equipa francesa Alix Arrault, Martin Hurmane, Jules Rigolle e Samuel Klughertz conquistou o prémio internacional do Leiria Film Fest na categoria.

O festival distinguiu ainda o melhor filme realizado localmente, atribuindo o prémio melhor curta-metragem de Leiria a 'Depois do silêncio', de Guilherme Daniel.

Para prémio do público foi 'Are you volleyball!?' o mais votado, garantindo o primeiro lugar para a ficção do iraniano Mohammad Bakhshi. A partir da questão dos movimentos de refugiados, que gera uma situação surpreendente junto de uma fronteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório