Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Kumail Nanjiani e Lupita Nyong'o deram voz aos 'dreamers' nos Óscares

Foi o discurso mais político da noite com os dois atores a afirmarem que estão ao lado dos 'dreamers'. Esta segunda-feira é a data limite para encontrar uma solução que evite a deportação de milhares de pessoas que vivem nos EUA desde crianças.

Kumail Nanjiani e Lupita Nyong'o deram voz aos 'dreamers' nos Óscares
Notícias ao Minuto

06:17 - 05/03/18 por Fábio Nunes

Cultura Cinema

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos que a política e a imigração passaram a fazer parte dos discursos dos Óscares com maior preponderância. Já tinha sido assim na cerimónia do ano passado e este ano não foi diferente. Muitos dos vencedores aproveitaram os seus discursos para falarem sobre os imigrantes.

Mas nenhum discurso foi tão político como o de Kumail Nanjiani e Lupita Nyong'o, que foram apresentar o Óscar de Melhor Cenografia. Os dois atores aos chamados 'dreamers', os imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos desde criança e que agora enfrentam a possibilidade da deportação.  

"Nós somos os dois atores de que vocês continuam a ouvir falar mas cujos nomes têm dificuldade em pronunciar", disse Lupita Nyong'o. "Como todos nesta sala e todos os que estão a ver em casa, nós somos sonhadores (dreamers, em inglês). Nós crescemos a sonhar que um dia podíamos trabalhar em filmes. Os sonhos são a fundação da América"

Kumail Nanjiani acrescentou: "A todos os 'dreamers', nós estamos convosco"

Este discurso e a referência aos 'dreamers' não podia ter sido mais oportuno. No ano passado, Donald Trump anunciou que pretendia acabar com o programa DACA, que protege os imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças.

Esse foi um dos pontos de discórdia entre Democratas e Republicanos no congresso e que acabou por levar ao 'shutdown' do governo norte-americano. Os Republicanos concordaram depois em tentar encontrar uma solução para esta questão. Mas esta segunda-feira é a data limite para os legisladores encontrarem essa solução que evite a deportação de milhares de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório