Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

MAR apresenta a sua primeira amostra na Póvoa do Varzim

O Movimento Artístico em Rede (MAR) vai apresentar a sua primeira amostra de artistas no dia 08 de dezembro, no Cine-Teatro Garret, na Póvoa de Varzim, naquilo que é uma cooperação entre agências musicais.

MAR apresenta a sua primeira amostra na Póvoa do Varzim
Notícias ao Minuto

20:47 - 15/11/17 por Lusa

Cultura Música

São ao todo sete agências: uma portuguesa - a Banzé -, uma italiana, e as restantes espanholas - três prove-nientes da Galiza, uma de Barcelona e outra das ilhas Canárias - que se uniram com o objetivo de levarem os seus artistas e este MAR "a outras costas".

José Costa, responsável pela Banzé e coordenador desta cooperativa de agências musicais, que diz estar "ciente que, em nome próprio, cada um destes artistas não conseguiria encher um teatro em Barcelona ou na Póvoa do Varzim", mas que "nesta ação conjunta será mais fácil trabalhar e apelativo para o público".

"[Esta é uma] experiência-piloto, mas a ideia ultrapassa uma iniciativa sediada numa data, espaço, ou sítio numa determinada altura. Este MAR tem como ADN potenciar as carreiras dos artistas envolvidos através da cooperação entre agências. Não só através de 'live acts' mas também com outras forças de cooperação que resultem em exportação para outros pontos do globo", explicou.

Apesar de não haver mais datas anunciadas, garantiu que "as agências vão seguramente continuar a cooperar", apesar de este ano não haver mais alguma edição, além daquela que vai decorrer no feriado.

José Costa descreveu esta junção de representantes como uma 'Arca de Noé', que "não é para ficar só em Portugal, nem da Península Ibérica", mas é sim "do mundo inteiro".

"A união entre estas agências permite-nos trabalhar de forma mais eficaz a exportação dos artistas envolvidos. A criação desta cooperativa tem na sua génese a exportação dos artistas", prosseguiu.

Esta primeira amostra espalha-se pelo Grande Auditório, Café Concerto e Sala de Ensaios do Cine-Teatro Garret e apresenta oito concertos que decorrerão de hora em hora.

Os portugueses Fado Violado inauguram o evento às 18h00, seguindo-se depois Ida Susal, proveniente das ilhas Canárias, enquanto às 20h00 atua o trio galego de jazz experimental Sumrrá.

O multi-instrumentista, compositor e poeta guineense Mû Mbana apresenta-se às 21h00, voltando depois o som da Galiza com Guadi Galego, às 22h00, e Davide Salvado, às 23h00.

O conjunto português Galandum Galundaina atua à meia-noite, sendo o certame encerrado pelos Forró Miór.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório