Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Festival de Dança Contemporânea leva a Évora obras de sete criadores

Obras de sete criadores integram a edição deste ano do Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), que vai decorrer em Évora, a partir de quarta-feira, com espetáculos, oficinas e atividades artísticas, formativas e educativas.

Festival de Dança Contemporânea leva a Évora obras de sete criadores
Notícias ao Minuto

11:03 - 17/10/17 por Lusa

Cultura FIDANC

Promovido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), o evento, que se prolonga até dia 28 deste mês, vai ter lugar no Teatro Garcia de Resende, Biblioteca Pública da cidade e estúdio da Escola de Formação CDCE.

"O cartaz pretende estimular os públicos - crianças, jovens e adultos - com propostas artísticas e educativas que acontecem de forma descentralizada pela cidade", graças a parcerias com a câmara, explicou hoje a CDCE.

Na edição deste ano, acrescentou a organização, o público vai poder assistir a espetáculos, 'workshops' e outras atividades que "revelam diferentes identidades na dança contemporânea".

Sete criadores vão apresentar na região as suas coreografias e desenvolver "um contacto de proximidade com o público, através de um conjunto de atividades paralelas", para possibilitar, "a crianças, jovens e adultos, um contacto mais participado com a dança", e estimular o "diálogo com outras formas de expressão artística".

"De Seda", da autoria e interpretada por Marina Nabais, é o título da primeira obra a subir ao palco do Teatro Garcia de Resende, na quarta-feira, às 21:30.

"É proposto um jogo entre real e virtual, expresso na invisibilidade dos fios de seda e numa coreografia tornada imprevisível pelo próprio espaço", resumiu a organização, explicando que, na quinta e na sexta-feira, a coreógrafa apresenta, na Biblioteca Pública de Évora (BPE), o seu espetáculo "Corpo Mapa Livro", para a infância e família.

O espetáculo "Paradigma", de Dinis Machado, é a proposta para o Teatro Garcia de Resende, no sábado à noite, pelas 21:30, que apresenta "um folclore DIY (Do It Yourself) para corpos com identidades esbatidas, através de artefactos, narrativas, danças, rituais e músicas".

No dia 25, em duas sessões (de manhã e à tarde), é a vez de Yola Pinto levar "Novo_Título Provisório" ao centenário teatro da cidade alentejana, num espetáculo para a infância e contexto familiar, interpretado por João de Brito.

"L'Veltro", de Bruno Duarte e Elson Marlon Ferreira, é a proposta para dia 26, às 21:30, que tem como ponto de partida "O Inferno", a primeira parte da "Divina Comédia", de Dante Alighieri.

No dia seguinte, às 21:40, o palco do Garcia de Resende é "ocupado" pela coreografia "Who Do You Want to Be Today?", de Margarida Belo Costa e Elson Ferreira, que traça "um esboço informal do 'casal' que vive consoante as barreiras da sua época e como elas, nos tempos de hoje, são recorrentes".

O festival encerra, na noite de dia 28, às 21:30, com a obra "Raízes", da coreógrafa Nélia Pinheiro, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, igualmente na principal sala de espetáculos da cidade.

Trata-se de "um espetáculo de caráter pluridisciplinar que promove o cruzamento de diferentes territórios de expressão (tradicional e contemporâneo), na relação com a comunidade e na redescoberta das memórias do património", disse a CDCE.

Oficinas de dança e de descoberta do livro, 'workshops' de dança contemporânea e conversas e encontros com os criadores são atividades paralelas do evento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório