Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Influência do Barroco na obra de Ana Hatherly em exposição na Gulbenkian

A exposição 'Num Jardim Feito de Tinta', com pinturas e ensaios da artista e escritora Ana Hatherly, que explora a ligação da obra da criadora ao Barroco, vai ser inaugurada a 13 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian.

Influência do Barroco na obra de Ana Hatherly em exposição na Gulbenkian
Notícias ao Minuto

19:13 - 04/10/17 por Lusa

Cultura Outubro

Até 15 de janeiro de 2018, esta "exposição-ensaio" também revela como a investigação e experimentação de Ana Hatherly revaloriza aquele "denegrido período histórico e modifica a nossa conceção do passado", de acordo com um texto da fundação, sobre a sua programação.

A mostra junta objetos, obras e documentos de períodos históricos distintos, reunidos por Ana Hatherly, compondo um percurso expositivo a partir de categorias essenciais do Barroco.

O 'Mundo como Labirinto', a importância do 'Lúdico', a 'Vida como Nada diante da Morte', a 'Alegoria e a folia da Interpretação', o 'Diálogo oblíquo entre pintura e poesia' e a 'Metalinguagem' da obra de arte constituem os diferentes núcleos da mostra dedicada à criadora de 'Volúpsia', 'Interfaces do olhar' e das mais de quatro centenas de 'Tisanas'.

"São muitas as portas de entrada neste edifício, pois também foram variadas as declinações da obra de Ana Hatherly: nos ensaios e investigação académica; na poesia e na prosa; nos desenhos, nas re-colagens, nas performances, nos filmes, nos programas televisivos", lê-se no texto de apresentação da Gulbenkian.

É nesse "labirinto onde tudo gira à volta da escrita", que é apresentado um "jardim feito de tinta", onde a artista reinventa o mundo caminhando por entre signos.

Com curadoria de Paulo Pires do Vale, em colaboração com Nuno Vassallo e Silva, a exposição estará patente no quadro da Coleção do Fundador no Museu e na Galeria inferior das instalações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório