Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nova edição de 'Clepsidra' marca 150 anos do nascimento de Pessanha

Os 150 anos do nascimento do poeta português Camilo Pessanha vão assinalar-se a 31 de agosto, em Macau, com uma nova edição da obra 'Clepsidra', em forma de missal, anunciou hoje o jornalista Carlos Morais José.

Nova edição de 'Clepsidra' marca 150 anos do nascimento de Pessanha
Notícias ao Minuto

10:12 - 21/08/17 por Lusa

Cultura Macau

Este lançamento, que vai decorrer no Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, marca o arranque das comemorações dos 150 anos do nascimento do poeta, que viveu entre 1894 e 1926, na cidade onde morreu.

É "uma data que não podia passar sem uma manifestação cultural que trouxesse o poeta, um símbolo da cidade de Macau e uma das figuras mais importantes que aqui viveu, à memória das pessoas", sublinhou o responsável pela iniciativa e diretor do jornal Hoje Macau.

Ao longo de uma semana, de 01 a 07 de setembro, desta feita no edifício do antigo tribunal, Pessanha vai ser lembrado através de um conjunto de exposições de artes plásticas e de fotografia, conferências, inauguração de arte pública e lançamento vários livros, disse.

No dia 01 de setembro, "inicia-se oficialmente" a semana dedicada a Camilo Pessanha com a inauguração de duas exposições: uma de artes plásticas, com o título "Pessanha, a última fronteira", com a participação de vários artistas de Macau com obras "inspiradas no poeta". A outra exposição, "Cleptocronos", é de fotografia de António Falcão, que vive em Macau.

No mesmo dia vai ser lançada a versão em chinês da "Clepsidra", numa tradução de Yao Feng e edição do Instituto Cultural de Macau.

"Vamos ter mais de 20 participantes, 11 de fora e os restantes locais, nesta semana de iniciativas sobre Pessanha", adiantou Carlos Morais José, sobre o programa que vai decorrer ao longo da semana.

"A maior parte dos participantes são escritores conhecidos em Portugal e em Moçambique, como António Cabrita, que vêm cá falar de Pessanha e das suas obras", afirmou.

Um dos objetivos desta iniciativa é "motivar as novas gerações a produzir", considerou Carlos Morais José, explicando ter decidido avançar com a organização desta semana "por não ter visto nenhum evento preparado pelas autoridades competentes".

A 07 de setembro, dia em que Pessanha nasceu, vai realizar-se "uma romagem ao cemitério, seguido de um almoço com a família do poeta" na Associação dos Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau (APOMAC). A sessão de encerramento das celebrações vai estar a cargo de Luís Sá Cunha, com uma intervenção sobre "Por que é Camilo Pessanha o poeta de Macau", disse.

Um jantar de gala no antigo hotel Bela Vista, atual residência do cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, em que a "ementa será idêntica a que comia Pessanha no início do século XX" encerra a semana.

Além das exposições, conferências e recitais de poesia em mandarim, cantonense e português, Carlos Morais José adiantou que vão ser lançados sete livros: "Abril" de Amélia Vieira, "O exorcismo" de José Drummond, "Returning home dirty with the light" de Rui Cascais, "Karadeniz - Entrevista com um assassino" de Paulo José Miranda e "Morri" de António Falcão.

Durante a semana vão também ser inauguradas três esculturas públicas da autoria de Carlos Marreiros, no Leal Senado, no Jardim Marginal e no Albergue SCM (Santa Casa da Misericórdia), acrescentou o diretor do jornal Hoje Macau.

Carlos Morais José destacou também a colaboração com a Teledifusão de Macau (TDM), na transmissão de poemas em vídeo e áudio.

Em data a anunciar, vai ainda ser inaugurada uma exposição histórica "Macau no tempo de Camilo Pessanha" (1867-1926), sobre o "ambiente físico, intelectual e político" em que viveu o poeta, disse o responsável, sobre o programa que marca os 150 anos do nascimento do poeta português e que contou com o apoio da Casa de Portugal em Macau, da Confraria da Gastronomia Macaense e da Associação para a Instrução dos Macaenses (APIM), entre outos.

Considerado o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, Camilo Pessanha nasceu em Coimbra a 01 de setembro de 1867 e morreu em Macau a 01 de março de 1926.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório