Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Estrada Branca' com música de Zeca Afonso e não só estreia-se no Porto

'Estrada Branca', um espetáculo com música de Vinicius de Moraes e José Afonso, e a peça 'Macbeth', de Shakespeare, com João Reis como protagonista, são duas das estreias da temporada no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto.

'Estrada Branca' com música de Zeca Afonso e não só estreia-se no Porto
Notícias ao Minuto

13:38 - 30/03/17 por Lusa

Cultura Espetáculo

'Estrada Branca' é o nome do espetáculo com direção artística de Ricardo Pais, que se estreia no dia 26 de maio no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória, um dos espaços do TNSJ, e que celebra o Leblon e o Ipanema na música de Vinicius de Moraes, com o prisma português pela música de José Afonso.

Em conferência de imprensa, Carlos Tê, que participa no projeto 'Estrada Branca', explicou que o espetáculo seria um "cruzamento das canções de Zeca Afonso e de Vinicius de Morais".

Carlos Tê referiu que um dos conceitos que delineou para o espetáculo foi escolher as canções "mais épicas" de José Afonso e as "canções menos conhecidas" do músico português, cruzando-as, depois, com músicas mais conhecidas de Vinicius de Moraes, como 'Garota de Ipanema', e outras menos.

O projeto de José Pedro Gil, Emanuel de Andrade, Mónica Salmaso, Teco Cardoso, Nelson Aires e Carlos Tê pode também ser visto no dia 27 de maio.

Uma outra estreia nesta temporada do TNSJ dá-se a 01 de junho com a peça 'Macbeth' e que é também a primeira incursão de Nuno Carinhas pela dramaturgia do inglês William Shakespeare, e inclui o regresso do ator português João Reis.

Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ e encenador de 'Macbeth', disse que o projeto está na "segunda semana de ensaios" e que "está a ser um enorme prazer estar à mesa com tão ilustres comensais numa obra tingida a vermelho e negro", declarando que também era "um prazer" estar a trabalhar outra vez com o João Reis, com quem já não trabalhava há 20 anos.

'Macbeth' vai continuar a ter ensaios abertos a 05 e 18 de abril, no Mosteiro de São Bento da Vitória, com a presença de Pedro Mexia e Ana Luísa Amaral, e uma conferência marcada para 03 de junho, no TNSJ, sobre a peça com Ricardo Araújo Pereira, Daniel Jonas, Maria Sequeira Mendes e Nuno Carinhas.

'Macbeth', para maiores de 12 anos, pode ser visto até 22 de junho e conta com interpretações de Diana Sá, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Cardoso, João Castro, Jorge Mota, Paulo Calatré, Paulo Freixinho e Sara Barros Leitão.

Além de 'Macbeth', a terceira criação própria da temporada do TNSJ de 2016/2017, e de 'Estrada Branca', o TNSJ anunciou também a estreia absoluta de 'Muros', uma criação da coreógrafa Né Barros sobre o "exílio" e as "deslocações", que é apresentada entre 27 e 29 de abril no TNSJ, no âmbito do Festival Dias Da Dança.

Há também a estreia de 'O Homem da Guitarra', um monólogo de Jon Fosse, com encenação e interpretação de Manuel Wiborg, no dia 06 de julho, no Teatro Carlos Alberto.

A temporada de abril a julho arranca na próxima semana, com o espetáculo 'Al mada Nada', de Ricardo Pais, que vai subir a palco pela Companhia de Teatro de Almada entre os dias 06 a 09 de abril. Por seu lado, 'Boca Muralha' vai estar em cena no Teatro Carlos Alberto nos dias 06, 07 e 08 de abril e tem direção artística de Catarina Miranda.

Durante a conferência de imprensa, a presidente do Conselho de Administração do TNSJ, Francisca Carneiro Fernandes, informou que o ano de 2016 foi marcado por uma "evolução positiva", referindo que se realizaram 49 espetáculos, 14 digressões (oito internacionais) e houve um "crescimento de bilheteira, entre portas, de 22%".

A presidente do Conselho de Administração do TNSJ acrescentou que apesar de a tutela setorial -- o Ministério da Cultura -- ter reconhecido "a necessidade de um aumento no orçamento de mais de 800 mil euros", essa verba ainda está "cativa pela tutela financeira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório