Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

'Cézanne e eu' abre a Festa do Cinema Francês

O filme 'Cézanne e eu', sobre a amizade entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola, abrirá a 06 de outubro em Lisboa, a Festa do Cinema Francês, com a presença da realizadora, Danièle Thompson, foi hoje anunciado.

'Cézanne e eu' abre a Festa do Cinema Francês
Notícias ao Minuto

20:17 - 20/09/16 por Lusa

Cultura Outubro

A Festa do Cinema Francês cumpre a 17ª edição e começa a 06 de outubro em Lisboa, seguindo depois, até 13 de novembro, por uma dezena de outras cidades, como Leiria, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Faro e Setúbal.

Com a realizadora Anne Fontaine como madrinha, a Festa do Cinema Francês mostrará 68 filmes, muitos dos quais em antestreia, como 'Tão só o fim do mundo', de Xavier Dolan, que encerrará a festa em Lisboa a 16 de outubro, ou 'La danseuse', de Stéphanie di Giustoo, que abrirá o festival no Porto a 24 de outubro.

Este ano, o festival fará ainda uma homenagem genérica ao cinema francês, com filmes de Jean Renoir, Claude Chabrol ou Claude Sautet, e ainda com 'Uma viagem pelo cinema francês com Bertrand Tavernier', deste cineasta francês, a exibir no dia 18 em parceria com a Cinemateca.

Entre os convidados, além de Anne Fontaine, a Festa contará em Lisboa com as presenças da realizadora Fabianny Deschamps, do músico Olaf Hund e da atriz Yilin Yang, todos por causa do filme 'Isola', a exibir no dia 07 no Cinema Ideal.

Em Lisboa estarão também o realizador Sébastien Betbeder e o ator e antigo futebolista Eric Cantona por conta do filme 'Marie et les naufragés', com estreia a 10 de outubro no Cinema São Jorge.

'La vie très privée de monsieur Sim', de Michel Leclerc, e 'Les malheurs de Sophie', de Christophe Honoré, também foram escolhidos para a Festa.

Este ano, o cinema de animação francês terá destaque a curtas-metragens que foram exibidas nos últimos cinco anos no festival de Annecy e mostrará, entre outros, as longas 'Gus petit oiseau, grand voyage', de Christian De Vita, e 'La tortue rouge', de Michael Dudok de Wit.

A Festa do Cinema Francês é organizada pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela rede da Alliance Française no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório