Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo quer dinamizar cultura através de redes de colaboração

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, apontou o projeto da Rede de Monumentos Vale do Varosa, que hoje começou a funcionar em pleno, como um exemplo da dinâmica cultural que pretende para o país.

Governo quer dinamizar cultura através de redes de colaboração
Notícias ao Minuto

14:13 - 22/07/16 por Lusa

Cultura Ministro

Esta rede, que é dinamizada a partir do Museu de Lamego, integra os Centros Interpretativos do Convento de Santo António de Ferreirim e do Mosteiro de São João de Tarouca (hoje inaugurados), o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a Capela de São Pedro de Balsemão e a Ponte Fortificada de Ucanha.

Durante a cerimónia de inauguração do Centro Interpretativo de Ferreirim, no concelho de Lamego, o ministro considerou que as redes de colaboração "são absolutamente essenciais".

"Ao apostarmos na descentralização, num modelo de cada vez maior atribuição de competências aos níveis locais, desejamos ir ao encontro deste movimento em que os poderes locais, os vários agentes da sociedade civil, têm sabido construir alianças para a defesa e preservação do património", afirmou.

O governante prometeu que, com o apoio da Direção Regional de Cultura, dará "um apoio efetivo e pragmático, real e substancial" ao trabalho da Rede de Monumentos Vale do Varosa.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, considerou que, "muito mais importante do que a rede física, é a rede de colaboração, de confiança, de entreajuda que se tem estabelecido entre um conjunto de entidades", como os municípios, a Direção Regional de Cultura, o Museu de Lamego, o Museu do Douro e a diocese.

O autarca disse que, apesar de se tratar de monumentos situados nos concelhos de Lamego e de Tarouca, este é um "território sem fronteiras", porque o que importa é que os turistas conheçam a região, passem a palavra e dinamizem "as estruturas económicas, que vive muito à custa do turismo".

"O turismo do Douro é muito excursionista, de um dia, dia e meio. Para ser melhor aproveitado pela hotelaria, pela restauração e pelas estruturas que comercializam os produtos regionais, temos que prolongar essa estadia e queremos fazê-lo através da cultura", frisou.

Neste âmbito, considerou que "nem tudo está feito", alertando o ministro para os casos do "Museu de Lamego, riquíssimo, mas que peca por ter uma estrutura física bastante ultrapassada", da igreja anexa ao Convento de Santa Cruz, "que necessita urgentemente de requalificação", e também da igreja de Nossa Senhora dos Meninos, no Bairro da Ponte.

O diretor regional de Cultura, António Ponte, sublinhou que a Rede de Monumentos Vale do Varosa é um projeto de valorização dos monumentos e um projeto cultural, "mas também um projeto que pretende ser de dinamização regional".

"Pretendemos com esta oferta qualificada não só valorizar o património, mas também comunicá-lo, interligá-lo, criando uma rede de visitação que potencie a distribuição de público de turismo para toda esta região", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório