Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mostra de Banda Desenhada com exposições e concurso nacional

Um concurso nacional, exposições, mostras documentais e a publicação de um catálogo com trabalhos distinguidos marcam a 10.ª BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira, a decorrer até final de março, anunciaram hoje os promotores.

Mostra de Banda Desenhada com exposições e concurso nacional
Notícias ao Minuto

16:33 - 06/01/16 por Lusa

Cultura Odemira

A BDTECA, promovida pela Câmara de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas - Associação Local de Artistas Plásticos, decorre na Biblioteca Municipal daquela vila do distrito de Beja.

Segundo o município, a BDTECA pretende divulgar a banda desenhada entre os públicos juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como "um dos principais centros de desenvolvimento" daquele género artístico na região e no país.

O Concurso de Banda Desenhada, que marca o início das atividades da 10.ª BDTECA, destina-se a todas as pessoas com 16 ou mais anos, as quais deverão entregar os trabalhos concorrentes até ao dia 12 de fevereiro.

Cada concorrente poderá apresentar mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes, sendo que cada trabalho deverá ter um máximo de quatro pranchas de banda desenhada de tema livre, originais, inéditas, em língua portuguesa e formato A3.

O concurso prevê a atribuição de prémios no valor de 500, 250 e 125 euros para os 1.º, 2.º e 3.º classificados, respetivamente.

As mostras documentais de banda desenhada, de vários temas e autores, vão estar patentes ao público na Biblioteca Municipal de Odemira entre os dias 02 e 27 de fevereiro.

A mostra inclui a exposição de ilustração do livro "O Espirro do Dragão", de Aida Teixeira e Carlos Rocha, que vai poder ser apreciada entre os dias 03 e 27 de fevereiro.

No dia 18 de fevereiro, serão apresentados livros de Aida Teixeira e Carlos Rocha.

No dia 05 de março, será publicado o terceiro catálogo "Odemira-te", que inclui uma compilação dos trabalhos distinguidos entre 2011 e 2015 pelo Concurso de Banda Desenhada da BDTECA.

Também no dia 05 de março, serão entregues os prémios e inaugurada a exposição dos trabalhos da edição deste ano do Concurso de Banda Desenhada da BDTECA, que ficará patente ao público até ao dia 31 daquele mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório