Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

'Contos do Arco da Velha' sobe ao palco d'O Espaço do Tempo

'Contos do Arco da Velha' é o título do espetáculo teatral, criado pela Limite Zero -- Associação Cultural, que vai ser apresentado em Montemor-o-Novo, esta quinta e sexta-feira, revelou hoje a organização.

'Contos do Arco da Velha' sobe ao palco d'O Espaço do Tempo
Notícias ao Minuto

15:53 - 02/12/15 por Lusa

Cultura Montemor-o-Novo

A peça, que mistura teatro de marionetas e trabalho de atores, é coproduzida pela associação Alma d'Arame, de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, e vai estar em cena n'O Espaço do Tempo, no Convento de Nossa Senhora da Saudação.

Segundo a Alma d'Arame, a representação de quinta-feira é destinada aos alunos das escolas, enquanto, no dia seguinte, o espetáculo dirige-se ao público em geral.

"Era uma velha que morava numa ilha e tinha um gato que se chamava Ervilha", mas que, "um dia foi embora", pode ler-se na sinopse da produção teatral.

Apesar da partida, acrescenta o resumo do espetáculo, o gato "permanece sempre fiel e amigo e continua a dar notícias àquela que foi sua dona, por carta".

"É num desses escritos que a D. Chica acaba por desvendar e revelar as aventuras do gato Ervilha que, contrariamente a todos os outros gatos, não sabe voar", refere a companhia teatral.

No espetáculo, "a simpática velhinha lembra-se de mais uma carta, que conta a peripécia vivida entre os Senhores Corvos, auxiliados pelo sábio Sr. Mocho, e a senhora Cobra, que teima comer-lhes todos os seus ovos".

"Estes são os 'Contos do Arco da Velha' para se ver, ouvir e deliciar", desvelou ainda a Alma d'Arame, realçando que o espetáculo tem entrada livre, mas lotação limitada aos lugares existentes.

Com encenação de Raul Constante Pereira e dramaturgia de Joana Luz Figueira, esta produção é interpretada por esses dois atores e também por Sofia Silva, que "assina" a cenografia e as marionetas.

A Limite Zero, do Porto, é um organismo cultural voltado para a concretização de iniciativas em diversos domínios artísticos, com uma atividade que se estende à produção de espetáculos de teatro e de formas animadas, à produção vídeo e também à formação.

A Alma d'Arame, financiada pela Direção-Geral das Artes, desenvolve o seu trabalho na área das artes cénicas, com destaque para o teatro de marionetas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório