Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bailarinos querem lançar proposta de estatuto

Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB) anunciaram hoje que vão cumprir toda a agenda de espetáculos de julho, apesar de manterem o pré-aviso de greve, e preparam uma proposta de estatuto para entregar no parlamento.

Bailarinos querem lançar proposta de estatuto
Notícias ao Minuto

20:10 - 17/07/15 por Lusa

Cultura CNB

De acordo com um comunicado divulgado pelo CENA - Sindicato dos Músicos, dos Trabalhadores do Espetáculo e do Audiovisual, e pelos bailarinos da companhia nacional, "será cumprida a totalidade da agenda dos espetáculos de julho".

"Caso exista algum volte-face, os trabalhadores decidirão em conformidade", lê-se no comunicado conjunto.

Os bailarinos da CNB tinham anunciado em junho, através do CENA, que tinham entregado um pré-aviso de greve para os espetáculos dos dias 11,17,18,23,24 e 25 de julho, em protesto contra a proposta de estatuto do bailarino apresentada pelo Governo na Assembleia da República.

No parlamento, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, viria depois a anunciar que a proposta do Governo seria retirada por falta de acordo com os bailarinos e pela aproximação das eleições legislativas.

No comunicado divulgado hoje, o CENA adianta que aqueles profissionais "encontram-se a ultimar uma proposta de Estatuto do Bailarino Profissional da CNB".

"Pretende-se que este documento seja sólido, ponderado e que reflita as preocupações e necessidades (...). Também a direção artística da CNB se encontra a trabalhar nas suas próprias propostas, devendo as mesmas ser apresentadas em breve", acrescenta o sindicato.

Para hoje e domingo estão previstos espetáculos da CNB no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, onde a companhia nacional vai apresentar o programa com quatro coreografias de homenagem ao Ballet Gulbenkian, que aquela fundação decidiu encerrar faz agora dez anos, ao fim de 40 de atividade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório