Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Binaural vai desenvolver residências artísticas

A associação cultural Binaural/Nodar, de S. Pedro do Sul, vai desenvolver nos próximos dois anos um conjunto de residências artísticas em arte sonora no âmbito da rede europeia SOCOS.

Binaural vai desenvolver residências artísticas
Notícias ao Minuto

11:25 - 01/12/14 por Lusa

Cultura S. Pedro do Sul

A comemorar esta semana dez anos de existência, a associação sediada na pequena aldeia de Nodar, no distrito de Viseu, tem previstas várias intervenções "que serão objeto de estratégias complementares nos anos próximos", disse à agência Lusa o presidente da direção, Luís Costa.

Em 2015 e 2016, serão desenvolvidas as residências artísticas em arte sonora no âmbito da rede SOCOS, que integra parceiros da Bélgica, da Alemanha, da Polónia, da Finlândia, da Estónia e da Itália.

"O nosso objetivo é que possamos desenvolver algumas destas residências artísticas no concelho de São Pedro do Sul e, porque não, algumas em concelhos vizinhos com os quais estamos necessariamente ligados", questionou, dando como exemplos Vouzela e Castro Daire.

Também em 2015 e 2016, a Binaural dará sequência a um primeiro programa de recolhas etnográficas realizadas no concelho de S. Pedro do Sul em 2012 e 2013, integradas na Tramontana, uma rede europeia de entidades de zonas de montanha da Europa mediterrânica.

"Neste segundo programa de recolhas iremos alargar o seu âmbito territorial, terminar de cobrir as freguesias de São Pedro do Sul onde não trabalhámos e estender o trabalho aos concelhos vizinhos", explicou.

Luís Costa anunciou também que, enquanto entidade de criação artística, a associação está a preparar "um conjunto de criações contemporâneas - instalações sonoras e audiovisuais, performances, concertos - para circularem no território do distrito de Viseu".

Já no início do ano, a Binaural continuará a apresentação da instalação sonora e visual multicanal "Memória sonora da cortiça" realizada junto de fábricas, pessoas e crianças do concelho de Santa Maria da Feira.

Na sua primeira década de vida, a Binaural acolheu cerca de 125 artistas oriundos de todo o mundo que realizaram trabalho em território rural.

Dos muitos projetos desenvolvidos, Luís Costa destacou "o ano totalmente dedicado ao rio Paiva, em que foram percorridos mais de 100 quilómetros de trabalho de campo levado a cabo por cerca de 15 artistas sonoros internacionais e que culminou no festival Paivascapes #1, em 2011".

Outro projeto marcante foi desenvolvido em 2013, ano "dedicado à interação entre a paisagem e comunidades rurais e a religião popular, no projeto Divina Sonus Ruris", acrescentou.

A Binaural assinala esta semana o seu 10.º aniversário com uma conferência/performance de Luís Costa e Manuela Barile na quarta-feira, no Teatro Viriato, em Viseu, e com uma sessão comemorativa no sábado, no Cine-teatro Jaime Gralheiro, em S. Pedro do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório