Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Biografias de cientistas lusos estudadas no Reino Unido

As autobiografias de dez cientistas portugueses que trabalham em diferentes partes do mundo vão fazer parte do material didático dos alunos de língua portuguesa no Reino Unido para tentar inspirar e motivar os alunos.

Biografias de cientistas lusos estudadas no Reino Unido
Notícias ao Minuto

12:10 - 23/11/14 por Lusa

Cultura Reino Unido

A coordenadora do Ensino do Português no país, Regina Duarte, adiantou que o projeto surgiu de uma colaboração bem sucedida com a organização Native Scientist, que tem levado investigadores portugueses às salas de aulas.

"Durante estas visitas, discutimos a possibilidade de haver material que pudesse dar sequência àquele trabalho, para que não ficasse por ali o que se podia fazer. Os manuais escolares apresentam textos e atividades sempre em contextos simulados, pouco naturais e pouco variados", disse à agência Lusa.

O resultado foi a recolha de dez testemunhos de cientistas que trabalham em países como Reino Unido, Portugal, mas também Austrália ou África do Sul, em áreas distintas como a biologia, física, astronomia ou engenharia civil.

"São pequenos textos biográficos, mas com conteúdo. Falam de onde os investigadores vêm, mas também do que fazem. O objetivo é que não só conheçam as pessoas, mas que aprendam algo. Por exemplo, um microbiologista vai ensinar sobre bactérias", afirmou à Lusa uma das fundadoras da Native Scientist, Tatiana Correia.

O público alvo são crianças com idades entre os oito e 12 anos que aprendem português no estrangeiro, estimulando o uso da língua dos pais e promovendo figuras inspiradoras a nível pessoal e profissional.

Este é, por enquanto, um projeto piloto, existindo a ambição de desenvolver outro tipo de recursos, como uma aplicação para dispositivos móveis e produzir vídeos nos respetivos locais de trabalho de alguns destes cientistas.

No final do ano deverá ser produzido um livro em suporte físico, mas o material ficará também disponível no sítio http://nativebooks.strikingly.com.

A Native Scientist foi formada em 2012 para combater a exclusão social das comunidades bilingues no Reino Unido, procurando estimular o interesse pelas ciências e pelas línguas maternas através da interação com cientistas.

Até agora já realizou 16 visitas a 330 alunos, envolvendo 90 voluntários, dos quais 35 cientistas. Começou por trabalhar com crianças portuguesas em Inglaterra, mas já alargou as atividades a crianças espanholas e francesas.

Brevemente, vai iniciar ações com crianças portuguesas na Escócia e França e pretende chegar também ao Luxemburgo.

Regina Duarte afirma que as visitas realizadas em Inglaterra têm sido "muito bem sucedidas, a várias dimensões", pois põe os alunos em contacto com "pessoas que falam português e que fazem trabalhos fascinantes", desde trabalhar em telescópios espaciais a curar doenças do cérebro.

Os alunos, acrescentou a responsável, "também alargam o vocabulário em português, porque estão a falar sobre ciência e sobre áreas específicas, com palavras que não usariam habitualmente na aula de português, para além de alargarem o conhecimento sobre o mundo".

A rede de ensino de português no Reino Unido tem atualmente 3.100 alunos distribuídos por 56 escolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório