Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Romance 'Nove Mil Passos' celebra 10.º aniversário

O romance de estreia de Pedro Almeida Vieira, "Nove Mil Passos", em que o narrador é "Francisco d'Ollanda", é reeditado, pela Planeta Editora, com um prefácio do escritor Miguel Real, dez anos depois da primeira edição.

Romance 'Nove Mil Passos' celebra 10.º aniversário
Notícias ao Minuto

22:40 - 14/11/14 por Lusa

Cultura Obras

Como afirma Miguel Real, no prefácio, com esta obra, "o romance histórico ganhou, este século, novas asas para voar, harmonizando o rigor e a objetividade dos factos históricos com os devaneios estéticos próprios da ficção".

Francisco d'Ollanda, discípulo de Miguel Ângelo, em Roma, autor do que é considerado o primeiro "plano de ordenamento" da capital portuguesa, com a carta "Da fábrica que falece à cidade de Lisboa" ("Das infraestruturas e equipamentos que faltam à cidade de Lisboa", em português atual), de 1571, foi o primeiro arquiteto a quem o rei D. João III pediu estudos para a construção de um aqueduto que abastecesse Lisboa de água, projeto que seria lançado cerca de dois séculos depois, quando reinava D. João V.

Pedro Almeida Vieira, 45 anos, é licenciado em Engenharia Bioquímica, pela Universidade de Évora, e tem sido um nome assíduo na área do jornalismo. Colaborou, entre outros, com o semanário Expresso e a revista Grande Reportagem.

Em 2010 coube-lhe a recuperação de "O Estudante de Coimbra", de Guilherme Centazzi, apontado como "o pioneiro romance moderno português", do qual fixou o texto, segundo comunicado da Editora Planeta, que chancela as obras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório