Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Anunciados os seis romances finalistas ao Prémio Literário de Dublin

Os escritores Sebastian Barry, Mircea Cartarescu, Emma Donoghue, Jonathan Escoffery, Suzette Mayr e Alexis Wright são os finalistas do Prémio Literário de Dublin, escolhidos a partir de uma lista longa, que deixou para trás três candidatos de língua portuguesa.

Anunciados os seis romances finalistas ao Prémio Literário de Dublin
Notícias ao Minuto

22:48 - 26/03/24 por Lusa

Cultura Literatura

A organização do Prémio Literário de Dublin revelou hoje os seis romances finalistas, selecionados a partir de uma 'longlist' de 70 livros, anunciada em janeiro.

Os romances que chegam agora à fase final são 'Old God's Time', do escritor irlandês Sebastian Barry, 'Solenoid', do autor romeno Mircea Cartarescu, nesta versão, traduzido por Sean Cotter, 'Haven', da escritora irlandesa Emma Donoghue, 'If I Survive You', do escritor norte-americano Jonathan Escoffery, 'The Sleeping Car Porter', da romancista canadiana Suzette Mayr, e 'Praiseworthy', da escritora aborígene australiana Alexis Wright.

Da primeira lista de nomeados para o Prémio Literário de Dublin constavam os escritores brasileiros Itamar Vieira Júnior e Stênio Gardel, com os romances 'Torto Arado' e 'A Palavra que Resta', e o moçambicano Mia Couto com 'O Bebedor de Horizontes'.

Daithí de Róiste, Lord Mayor de Dublin e patrono do prémio, destacou que esta lista restrita explora temas de raça, discriminação, trauma, solidão e comunismo.

O vencedor será anunciado no dia 23 de maio, no âmbito do Festival Internacional de Literatura de Dublin.

O Prémio Literário de Dublin é organizado pela autarquia da capital da Irlanda e gerido pelas bibliotecas públicas da cidade, com um valor monetário de 100 mil euros, a serem entregues na totalidade ao autor da obra vencedora, se esta for escrita em inglês, ou, no caso de tradução, a dividir entre escritor e tradutor, nos valores de 75 mil euros e 25 mil euros, respetivamente.

O romance 'Marzahn, Mon Amour', da escritora alemã Katja Oskamp, foi o vencedor do Prémio Literário Internacional de Dublin de 2023.

Leia Também: Duas sessões de cinema e poesia em Lisboa para celebrar Ana Luísa Amaral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório