Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Rita Taborda Duarte vence prémio literário com 'Não desfazendo'

A escritora Rita Taborda Duarte venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro pela obra poética 'Não desfazendo', enquanto o escritor A.M. Pires Cabral foi distinguido com o Prémio de Tributo Consagração, foi hoje anunciado.

Rita Taborda Duarte vence prémio literário com 'Não desfazendo'
Notícias ao Minuto

12:15 - 31/01/24 por Lusa

Cultura Livros

De acordo com a fundação, Rita Taborda Duarte foi premiada por 'Não desfazendo' (2023), um volume editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda que reúne os seus 25 anos de poesia e inclui um livro inédito, intitulado 'Uma pedra na boca'.

A poeta, professora do ensino superior e autora de livros para a infância, de 50 anos, escreve regularmente sobre poesia e ensaio, nas mais diversas publicações, tendo sido já distinguida com o prémio Branquinho da Fonseca Expresso-Gulbenkian pelo livro 'A Verdadeira História da Alice'.

A.M. Pires Cabral, de 82 anos, licenciou-se em Filologia Germânica, é professor, coautor de sete antologias escolares, animador cultural, colaborador da Câmara Municipal de Vila Real na área da cultura (diretor do Grémio Literário e da revista Tellus) e estudioso da linguagem popular transmontana, sendo o autor de 'Língua Charra', dicionário de regionalismos transmontano-durienses.

Como escritor, estreou-se em 1974 com o livro de poesia 'Algures a nordeste' e tem publicados mais de 70 títulos, entre poesia, romance, conto, crónica, estudo monográfico, teatro, literatura infantil, literatura de viagens, organização de antologias temáticas, entre outros.

O júri foi composto por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez e presidido por José Carlos Seabra Pereira.

Na edição anterior, o vencedor do prémio foi o escritor António Lobo Antunes, enquanto o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro foi para a autora Yvette Centeno.

A cerimónia oficial de entrega dos prémios vai realizar-se no dia 23 de março, pelas 16 horas, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Leia Também: Teatro homenageia livros e escritores com peça 'Livrar-me'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório