Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Rede Cultural de Sintra quer dar "maior apoio" a artistas locais

A Rede Cultural de Sintra (RCS), uma estrutura de natureza informal iniciada por um grupo de pessoas e associações ligados à cultura, foi recentemente fundada para ajudar a promover o trabalho dos novos valores do município.

Rede Cultural de Sintra quer dar "maior apoio" a artistas locais
Notícias ao Minuto

15:21 - 01/03/21 por Lusa

Cultura Sintra

Em declarações à agência Lusa, um dos fundadores daquela rede, Fernando Gomes, explica que esta organização surgiu da necessidade de ajudar muitas pessoas que, estando no mundo da cultura, "estão isoladas e não trabalham com uma estrutura" que lhes dê apoio, procurando desta forma dar-lhes alguma ajuda.

"A RCS é uma iniciativa com objetivos culturais e sociais. Por um lado, muitas pessoas que fazem cultura em Sintra não se conhecem e, depois, é importante promover novos valores que, não tendo associações próprias, podemos ajudar a crescer. No fundo, o que pretendemos é a captação de sinergias em prol da cultura", explica Fernando Gomes.

O fundador explica que, entre os objetivos da rede, está a manutenção de um "diálogo constante com os outros interlocutores da cultura no concelho" e reforça que esta estrutura "não se substitui às organizações já existentes e funcionará na base na colaboração voluntária dos seus integrantes".

Quanto a iniciativas, embora a pandemia de covid-19 limite, por agora, planos mais concretos, Fernando Gomes promete a realização de uma mostra trimestral, avançado ainda que estão em estudo o agendamento de tertúlias e pequenos concertos online, e que a rede facultará ainda um "apoio de retaguarda na área jurídica", assim como ajudará os artistas sintrenses na busca de apoios e formação.

Em comunicado de apresentação, a RCS lembra que Sintra é "um espaço multifacetado onde confluem as artes e a vida cultural, constituindo um panorama diversificado composto pelos testemunhos visuais, literários e performativos".

Atualmente, a Rede Cultural de Sintra tem já mais de 120 aderentes, entre escritores, poetas, historiadores e atores.

Leia Também: Museu Vieira da Silva quer fundos europeus para transição digital

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório