Cine-concerto de Legendary Tigerman abre nova temporada no LU.CA

Um cine-concerto do músico The Legendary Tigerman, com filmes mudos do realizador e cartoonista Charley Bowers, abre em setembro a nova temporada do LU.CA - Teatro Luís de Camões, o teatro municipal de Lisboa dedicado aos mais novos.

Início do Festival Vilar de Mouros

© Lusa

Lusa
10/07/2025 12:44 ‧ há 7 horas por Lusa

Cultura

Legendary Tigerman

De acordo com a programação hoje anunciada, que vai até dezembro, Paulo Furtado, ou The Legendary Tigerman, vai musicar ao vivo, a 06 e 07 de setembro, duas curtas-metragens de comédia do cinema mudo, feitas nos anos 1920, pelo cartoonista e realizador norte-americano Charley Bowers, intituladas "Uma escorregadela" e "Aí está".

 

Os filmes de Charley Bowers foram descobertos nos anos 1960 na Cinemateca de Toulouse, em França, e revelaram um artista praticamente desconhecido do final da era do cinema mudo e que trabalhava sobretudo como cartoonista.

Charley Bowers protagonizou muitos dos filmes cómicos dele e experimentou várias técnicas do cinema de animação, construindo "maravilhas animadas a partir de engrenagens e aparelhos, objetos domésticos e quinquilharias de ferro-velho", explica o LU.CA.

Entre as propostas de teatro e música até ao final do ano, o LU.CA acolhe em setembro o espetáculo "O dia não", de Catarina Rôlo Salgueiro, Catarina Távora, Duarte Pereira Martins e Philippe Marques, para crianças a partir dos quatro anos.

"O dia não" é inspirado na obra pedagógica "O livro de Maria Frederica" (1959), com 36 pequenas peças para piano que o compositor Frederico de Freitas criou para a neta.

Em outubro, a companhia de teatro Amarelo Silvestre apresenta "Sopro para ver", interpretado por Inês Luzio e Rafaela Santos, acompanhadas por um eufónio, e a companhia Hotel Europa pergunta "O que é que os meus pais fazem quando não estão comigo?", espetáculo criado e interpretado por André Amália e Tereza Havlícková, e que partiu de um trabalho criativo com alunos de uma escola básica.

Em novembro, a Companhia Cepa Torta recua à mitologia grega e estreia "É e não é ou a verdadeira história dos guardas que prenderam Antígona", enquanto Inês Campos e Teia Campos apresentam "Castor e Pollux -- considerate lilia", inspirado nos arquivos de vídeos do pai, António Campos.

"Perder", espetáculo de teatro da ilustradora Catarina Sobral ocupará o LU.CA na primeira quinzena de dezembro, numa altura em que já estará patente, desde 08 de novembro, uma exposição de ilustração com a qual se relaciona, intitulada "Philosophiae Naturalis do Professor Elias".

No último quadrimestre de 2025, o LU.CA acolhe várias sessões de leitura com Bru Junça, como por exemplo "Voltar a Casa", inspirado num livro que a autora apresenta em setembro, feito com Dora Batalim Sottomayor e Joana Dias, e "Leituras à Lupa", em novembro, a partir de "O principezinho", de Saint-Exupéry.

Entre setembro e dezembro, o festival Play programará várias sessões de cinema para os mais novos e a 01 de novembro vai haver um baile do Dia das Bruxas, com Inês Lopes Gonçalves.

O LU.CA tem várias sessões desta programação com língua gestual portuguesa, com audiodescrição e sessões descontraídas, para pessoas com défice de atenção, com deficiência intelectual, com condições do espetro autista ou com deficiências sensoriais e de comunicação. Na plateia há lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada.

Leia Também: Apresentadora Helena Coelho e The Legendary Tigerman vão ser pais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas