Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Artistas com paralisia cerebral apresentam exposição em Beja

Seis artistas plásticos com paralisia cerebral vão expor 26 obras de pintura com as suas visões artísticas e descomprometidas do mundo, a partir de terça-feira, numa galeria de arte de Beja, foi hoje divulgado.

Artistas com paralisia cerebral apresentam exposição em Beja
Notícias ao Minuto

12:00 - 02/12/19 por Lusa

Cultura Beja

Trata-se da 18.ª edição da exposição "Arte Numa Perspetiva Diferente", que vai ser inaugurada na terça-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, às 16:00, e poderá ser visitada até dia 6 de janeiro, na galeria de arte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

A exposição, promovida pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e apadrinhada pela EDIA, no âmbito da sua política de responsabilidade social, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Segundo a EDIA, num comunicado enviado à agência Lusa, as obras foram pintadas por utentes no ateliê de pintura do Centro de Atividades Ocupacionais do CPCB, para o qual vão reverter as receitas da venda dos quadros.

As obras refletem visões artísticas e descomprometidas dos autores sobre o mundo e sem limites, nem estereótipos de vida, explica a EDIA.

No ateliê de pintura, os "traços" dos autores fluíram "livres e desinibidos" e deram origem às obras, com títulos como "Mulher Borboleta", "O Sino e o Sapato" e "O Olhar Escondido".

Os artistas jovens e adultos pintam quadros todos os anos e já assumiram a realização anual da exposição "como um ritual", explica a EDIA, referindo que a mostra, nos últimos 18 anos, tem vindo a afirmar-se como "um dos estímulos ao desenvolvimento intelectual" dos utentes do CPCB, "reforçando" a sua integração e a sua inclusão social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório