Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quorum Ballet celebra 14 anos com espetáculo 'Nous - Inner Perception'

A Companhia Quorum Ballet vai celebrar 14 anos de existência com a reposição do espetáculo 'Nous - Inner Perception', que aborda a aproximação à mente através da dança, entre sexta-feira e domingo, na Damaia, concelho da Amadora.

Quorum Ballet celebra 14 anos com espetáculo 'Nous - Inner Perception'
Notícias ao Minuto

22:26 - 28/11/19 por Lusa

Cultura Ballet

Sob a direção do fundador, Daniel Cardoso, e com um repertório que conta com mais de 55 criações, a companhia de dança vai repor uma coreografia inspirada no termo filosófico grego 'nous', "que significa atividade do intelecto, ou da razão, em oposição aos sentidos materiais", de acordo com a sinopse da peça.

O espetáculo será apresentado no Cineteatro D. João V, na Damaia, na sexta-feira, e no sábado, pelas 21h30, e no dia 01 dezembro, domingo, pelas 16h00.

No ano passado, a companhia de dança portuguesa estreou, em Xangai, na China, o espetáculo "Sagração da Primavera | Made in China", resultado de uma colaboração com bailarinos chineses, que teve também apresentações noutras localidades do país.

Esta nova versão, inspirada no bailado clássico criado para a companhia Ballets Russes, tem coreografia e conceito de Daniel Cardoso, coreógrafa convidada a chinesa Xie Xin, dramaturgia de Pedro Alves e composição musical de Jorge Silva.

A criação teve a colaboração de sete bailarinos chineses e tenta romper com a versão original, com música de Igor Stravinsky e coreografado originalmente por Vaslav Nijinsky.

A companhia Quorum Ballet estreou-se em dezembro de 2005 nos Recreios da Amadora, onde tem residência, com a apresentação de quatro peças do programa '5 Peças de Daniel Cardoso'.

Tem vindo a apresentar-se em Lisboa, Santa Maria da Feira, Loulé, Campo Maior, Portalegre e, no estrangeiro, nos Estados Unidos e na Dinamarca, entre outros países.

'Relações', 'Uma Viagem Mágica ao Mundo da Dança' 'Quorum Ballet/Corvos', 'Clepsydra' e 'Correr o Fado' são outros programas já produzidos pela companhia, que tem também realizado oficinas com crianças, em parceria com escolas e câmaras municipais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório